Treinamento e desenvolvimento de lideranças: o que você precisa observar?

23/08/2022

Desenvolver líderes é um desafio que muitas empresas têm nos dias de hoje, afinal temas que não estavam presentes no passado começaram a surgir e os líderes infelizmente não foram preparados para todas as mudanças que estão acontecendo. 

De repente surgiu uma pandemia e milhares de pessoas passaram a trabalhar em home-office sem saber como tudo isso iria acontecer, agora muitas dessas pessoas já não querem mais voltar para o presencial; outros líderes se deparam com profissionais que querem permanecer nos seus cargos, não almejam crescimento nas funções e sim buscam “qualidade de vida” e “bem-estar”.

As remunerações praticadas já não são suficientes e a disputa por talentos é gigantesca. Olhe para a sua empresa e veja quantas vagas a empresa não consegue preencher? 

Ao mesmo tempo, principalmente, no mercado brasileiro enxergamos o aumento das taxas de empreendedorismo, as pessoas estão criando as suas próprias empresas, justamente para não ter um “chefe”, e ter a tão sonhada liberdade financeira, geográfica e de tempo. 

O fato é que as empresas continuam com as suas operações e precisam de lideranças preparadas. Então: o que fazer?

Na prática muitas empresas adotam medidas paliativas de desenvolvimento desses líderes, algumas vezes contratam treinamentos pelo preço e não pelo resultado que será gerado, escolhem as pessoas erradas para participarem, e em alguns casos o próprio treinador não tem “constância”, “consistência”, não viveu a liderança em ambientes complexos, e/ou ainda, é extremamente acadêmico, têm títulos, tem uma boa comunicação, mas a sua liderança é “teórica”. 

Inclusive alguns dos treinadores são aqueles que viram que alguém estava tendo resultados com liderança e resolveram se aventurar no mercado, porque não deram certo em outras funções ou atividades. 

Quantas vezes nos deparamos com pessoas que falam sobre algo que elas mesmas não viveram? São os verdadeiros contadores de histórias. 

Em outros casos a empresa opta por desenvolver os líderes dentro de casa, porém não possui pessoas preparadas para realizar essa capacitação.

Por que estou citando tudo isso? 

Se você quer resultados no desenvolvimento de líderes precisa ter clareza do objetivo da empresa (onde queremos chegar), ter a consciência se está com os líderes certos (às vezes a empresa investe nas pessoas erradas), utilizar metodologias já validadas e nem sempre utilizar a simples fórmula caseira (vamos treinar todos dentro de casa, pois o custo é mais baixo). 

Quando a empresa se dispõe a pensar no treinamento e desenvolvimento de líderes, deve ter a consciência da necessidade do desenvolvimento contínuo, pois nenhum profissional está 100% preparado, há sempre lacunas a serem preenchidas. O desenvolvimento não vai acontecer num passe de mágica, por isso é preciso “acompanhar” os profissionais. Ou seja, indico que a empresa construa os passos do desenvolvimento de cada profissional. 

Outro ponto é que hoje a empresa precisa instigar que o próprio líder seja protagonista no seu desenvolvimento e o desenvolvimento não passa apenas por treinamento, mas por movimentos que o líder deve realizar: leituras, benchmarkings, participação em fóruns / eventos / grupos de estudos etc. Se os líderes da sua empresa esperam apenas pelos movimentos da área de Recursos Humanos, é provável que haja aí um problema bem sério. 

desenvolvimento de líderes não pode ser construído ao acaso, tem que ter um propósito, tem que gerar movimentos e mudanças. Às vezes é preciso começar de cima, da alta direção para depois ir trabalhando os demais níveis. Muitas empresas investem na base, quando quem mais precisa é quem está no comando geral da organização. Afinal, os líderes da empresa apenas refletem o comportamento do líder geral (dono da empresa). 

De forma resumida, para desenvolver os líderes da sua empresa, siga o passo a passo:

  1. Identifique quais as lacunas / dificuldades dessa liderança versus o que a empresa precisa nos tempos atuais – faça pesquisa com as equipes, veja o que as equipes percebem sobre as lideranças. Converse com cada um dos líderes e levante quais as dificuldades estão enfrentando. Muitos líderes não pedem ajuda, pois acreditam que a liderança vai acontecer de forma intuitiva. 
  2. Desenhe uma trilha de desenvolvimento dos líderes – essa trilha pode compreender movimentos grupais (treinamentos, cursos, palestras etc) e/ou individuais (algumas competências precisam ser desenvolvidas de forma individual).  
  3. Escolha parceiros para dar o suporte no desenvolvimento das lideranças – esses parceiros precisam ter conhecimento sobre “negócios”, caso contrário você até pode desenvolver algumas competências, mas o resultado não será consistente. Treinadores com experiências de negócios tendem a trazer mais resultados para a empresa (cuidado com os treinadores que são professores!). 
  4. Implemente o desenvolvimento de líderes formalmente – crie uma comunicação consistente do que será feito e porque será feito. Envolva a alta direção nesse processo.  
  5. Crie métricas para acompanhar o desenvolvimento dos líderes e faça um acompanhamento individual: O que você quer reduzir ou aumentar dentro da organização? Reduzir número de pedidos de demissão? Aumentar a satisfação dos profissionais da equipe? Aumentar a taxa de engajamento nas ações promovidas pela empresa? O importante é realizar um acompanhamento individual, pois cada profissional tem a sua velocidade e um tempo específico de maturidade.   

Quer realmente desenvolver os líderes da sua equipe? Conheça o PDGL - Programa de Desenvolvimento de Líderes e Gestores, um programa que já elevou em 300% o crescimento de empresas e/ou faça contato com a nossa equipe para solicitar um orçamento in company:

https://www.mkfsolucoes.com.br/treinamentos/inscricoes-abertas/programa-de-desenvolvimento-de-lideres-e-gestores.html

Treinamento e desenvolvimento de lideranças: o que você precisa observar?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?