Qual é o peso de um cargo quando você não desenvolveu a sua liderança?

24/07/2021

Há muitas pessoas que querem crescer ou ver os seus negócios evoluindo, entretanto, são poucas pessoas que se permitem vivenciar o “desenvolvimento”. 

O desenvolvimento não acontece de uma hora para outra, é um processo contínuo e que demanda a tomada de autoconsciência. Para tomar consciência do que precisamos melhorar, precisamos passar por um processo de entendimento e desenvolvimento. 

Muitas pessoas pensam que para crescer precisam ter o cargo ou ainda mais uma formação (MBA ou especialização), e quando conquistam o cargo vivenciam algumas dificuldades comuns.

Quando você não se prepara para atuar como um líder, geralmente você vivencia na prática algumas das situações abaixo:

  1. Sentimento de ansiedade: você tem aquela sensação que não vai dar conta, a sensação de que as pessoas não vão fazer o que precisa ser feito. Parece que você está atrasado com as suas entregas. O fato é que isso apenas demonstra a sua falta de conhecimento e habilidades comportamentais para você liderar a equipe. 
  2. Falta de aceitação e reconhecimento da equipe: quando não estamos 100% preparados para liderar, geralmente a equipe sente e a tendência é não aceitar o líder, ou seja, você vai fazer um esforço gigantesco e a equipe estará impedindo que você exerça o seu papel. A tendência é você se sentir cansado e é exatamente aí que muitas pessoas desistem, por começarem a pensar que não nasceram para liderar. 
  3. Sobrecarga de atividades: você leva trabalho para casa, porque quer mostrar resultado. Entretanto, você tende a focar muito no operacional, esquecendo que o líder deve ser estratégico, ter a visão do todo. Ao centralizar o trabalho em você, você não desenvolve outras pessoas e acaba se sentindo cansado, sem energia e se você é o dono da empresa, você talvez pense em fechar a empresa; se você é um profissional contratado, talvez você desista dessa oportunidade e busque um caminho mais fácil, mais simples, que talvez nunca traga o reconhecimento que você merece. 
  4. Não saber lidar com gerações diferentes: muitos líderes falam da dificuldade de lidar com as gerações. O fato é que isso tende a se tornar algo cada vez mais comum, e o líder precisa aprender que cada geração tem sim as suas características, mas mais do que isso, quando você tem gerações diferentes trabalhando juntas, há uma maior chance de você ter inovações e/ou despertar a criatividade da equipe. O líder deve identificar o que motiva cada pessoa e utilizar técnicas de liderança para manter a equipe engajada e focada nos resultados. 
  5. Comunicação: é muito comum ocorrerem os famosos problemas de comunicação quando o profissional não está preparado para liderar, ou seja, a equipe faz o que quer, às vezes acontecem desperdícios e provavelmente você fique confuso sem entender por que as pessoas dizem que irão fazer o trabalho e não o fazem. 

Listei acima cinco das principais experiências que um líder despreparado pode vivenciar no seu dia a dia e muitas vezes essas experiências fazem com que esse líder desista dos seus objetivos de crescimento e de carreira.  A minha sugestão é que você faça uma auto-análise, quais desses 5 pontos você vivencia hoje? E a partir daí você pode construir um plano de ação para buscar melhorar nesses aspectos. 

Particularmente, já treinei presencialmente mais de 4 mil líderes e posso dizer que quando você toma consciência e realiza ações para corrigir o que não está indo bem, você cresce, a sua equipe cresce, e a empresa tem lucro. Se o líder simplesmente “nega” a existência de tais problemas, não consegue melhorar e evoluir. 

Aproveito para lhe convidar para participar do Programa de Desenvolvimento de Líderes e Gestores 100% on-line e ao vivo. 

https://www.mkfsolucoes.com.br/treinamentos/inscricoes-abertas/programa-de-desenvolvimento-de-lideres-e-gestores.html

Acompanhe mais dicas:

Qual é o peso de um cargo quando você não desenvolveu a sua liderança?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?