O que o último filme da Frozen tem a ver com liderança?

09/01/2020

No dia 02 de janeiro houve a estréia do novo filme da Frozen, uma continuidade do Frozen - Uma Aventura Congelante. O filme revela um pouco do passado de Elsa e Anna, quando os seus pais eram vivos, bem como Elsa ouve um chamado, no qual os elementos ar, terra, fogo e água estão presentes, e logo após o chamado parte para uma grande aventura acompanhada por sua irmã, Olaf e Kristoff. Além da história, as músicas são perfeitas e emocionantes.

Embora seja um filme cujo público alvo são as crianças, há muitas lições que podemos levar para o mundo corporativo:

1. Gestão de conflitos - enquanto os problemas não são esclarecidos, os conflitos permanecem e são capazes de causar isolamentos entre "povos", "setores", "pessoas" etc. As pessoas deixam de reconhecer as potencialidades dos demais e ficam fechadas para as novas possibilidades.

2. Tomada de decisão - é preciso ouvir a própria voz e buscar entender o que ela significa, desenvolver uma visão sistêmica. Em alguns momentos o líder deve conduzir e em outros deve deixar-se ser ajudado.

3. Desenvolver novos líderes - o líder precisa reconhecer o potencial de outras pessoas e abrir oportunidades. Um pequeno spolier para quem não assistiu... No filme Elsa deixa o reino de Arendelle para a sua irmã.

4. Inteligência emocional - quando compreendemos a nossa infância, passamos a compreender muitos dos nossos comportamentos da fase adulta.

5. Vulnerabilidade - embora o líder tenha coragem, também pode chorar e expressar suas emoções.

6. Viver o desafio - em determinado momento Anna precisa passar por vários desafios, mesmo não tendo os poderes da sua irmã, ela consegue, ou seja, você líder nunca substime as potencialidades das pessoas.

7. Quebrar pontes - para que novas perspectivas sejam abertas, muitas vezes precisamos QUEBRAR as pontes existentes e não simplesmente aceitar a zona de conforto.

8. Preocupe-se sempre com as pessoas - logo no início do filme o povo de Arendelle é levado para outro local para que que ficassem em segurança.

9. Mulheres podem e devem liderar - as princesas do filme são extremamente diferentes dos filmes do passado, são guerreiras, estão dispostas a vencer, ou seja, é uma nova mensagem sobre o perfil das mulheres líderes que temos nas empresas. Mulheres vocês têm o poder de liderar para isso precisam ouvir a voz interna e fortalecer as suas próprias potencialidades. 

Há muitos outros ensinamentos que podemos tirar desse lindo filme, os demais deixo por sua conta! 

Artigo escrito por Flávia C. Bernardi.

Se você quer receber conteúdos exclusivos, inscreva-se no canal do Telegram.

Participe também do nosso Programa de Desenvolvimento de Líderes e Gestores!

O que o último filme da Frozen tem a ver com liderança?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?