Liderança estratégica: passos essenciais para quem quer sair do operacional

15/02/2021

O tema liderança estratégica está ganhando cada vez mais importância no mercado corporativo por dois motivos: competitividade (necessidade de se adaptar rapidamente às mudanças de mercado) e necessidade de atingir os objetivos organizacionais para garantir a sustentabilidade ou crescimento da empresa.   

É comum em reuniões com diretores ou donos de empresa ouvir as indagações: Como formar líderes estratégicos? Como podemos fazer com que as pessoas vejam o que elas não visualizam hoje? Como fazer com que as pessoas saiam do operacional e pensem diferente? Como vamos fazer para parar de apagar incêndio e preparar a empresa para o futuro? 

O fato é que muitos líderes teimam em ficar no operacional e muitas vezes as empresas precisam substituí-los, pois afinal como a empresa irá para outro patamar se continua com o mesmo padrão de pensamento? 

Quando a liderança está 100% focada no operacional, não tem tempo para focar no estratégico e qualquer mudança que ocorra no mercado pode ser motivo para que a empresa sofra as consequências.

Liderança estratégica é um tema essencial, independente do tamanho ou do segmento de atuação da empresa. 

Liderança que fica somente no operacional apaga incêndio, faz as atividades do dia a dia, mas se torna incapaz de atingir objetivos maiores. 

Você deve conhecer alguma empresa na qual parece que as pessoas estão sempre correndo e nunca chegam num lugar diferente, estão sempre andando em círculos, todas as reuniões de resultado acabam sendo um “monte de desculpas”, aquela empresa que não está conseguindo vender, que quando vende não consegue entregar, que vive com “respirador” no dia a dia para sobreviver. Já viu ou ouviu sobre alguma empresa nessa situação?

Geralmente são empresas que fazem muita reunião e no final não decidem nada, há uma perda de tempo incrível, os funcionários pedem para sair, porque eles não enxergam o futuro. 

Outros sinais de empresas sem líderes estratégicos são os altos índices de rotatividade, desperdício de materiais e recursos, entre tantas outras situações.

O fato é que a liderança estratégica passa pelo conhecimento, pela necessidade de desenvolver novas habilidades. 

O líder estratégico é aquele que cria condições favoráveis para o negócio, consegue planejar, olhar o mercado, enxergar onde precisa mexer, o que precisa mudar e prepara a empresa para o futuro. 

O líder estratégico não fica o tempo todo sentado atrás de uma mesa, ele se movimenta, tem contato com o mercado, visualiza outros métodos e formas de atuar. O líder estratégico é aquele que entende da operação, mas não fica o tempo todo na operação, é aquele que entende do todo e prepara a empresa. 

Para se tornar estratégico é importante seguir alguns passos:

  • Ter uma visão de futuro – O que irá acontecer com a empresa daqui 3, 4, 5 anos? O que irá acontecer no mercado nos próximos anos? Será que precisamos mudar o nosso modelo de negócio? 
  • Fazer boas perguntas – O líder estratégico é aquele que sabe fazer boas perguntas, por exemplo: Como podemos fazer isso de uma forma diferente? Como isso pode ser resolvido? O exercício de perguntar envolve também a sensibilidade de ouvir para captar os melhores insights e soluções. 
  • Analisar e interpretar dados, números e informações – O líder estratégico analisa números e traça cenários / possibilidades. Não apenas apresenta os dados, assim como estabelece alternativas e caminhos que podem ser seguidos. 
  • Tomar decisões – Um verdadeiro líder não fica encima do muro, ele toma as decisões, mesmo as mais difíceis. 
  • Promover o alinhamento estratégico – O líder estratégico promove alinhamentos com a equipe, com os pares e demais envolvidos para atingir o lucro que a empresa necessita. 
  • Investir no lifelong learning – O líder estratégico está sempre aprendendo algo e não apenas aprende, assim como também aplica o que aprendeu. 

Para se tornar um líder estratégico você precisa sair do operacional, analisar o que você pode delegar ou terceirizar, mudar o seu padrão de trabalho no dia a dia. Além disso, você pode começar a pensar de forma simples, isso mesmo, você pode e deve simplificar o que é feito hoje para desburocratizar e agilizar os processos. 

Existe um jeito errado de se tornar estratégico: é a tentativa e erro; e o jeito certo é buscando o seu desenvolvimento para que gradualmente você faça as mudanças com consistência. 

Quer se tornar um líder estratégico? Participe do Programa de Desenvolvimento de Líderes e Gestores da MKF.

Para se manter atualizado:

 

Liderança estratégica: passos essenciais para quem quer sair do operacional

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?