Liderança: 8 passos para se tornar um líder que o mercado precisa

16/11/2020

Liderar é um dos grandes desafios da atualidade, inúmeras pesquisas mostram que faltam líderes no mercado, e quando olhamos para a realidade das empresas conseguimos perceber isso simplesmente analisando os resultados. Eu complementaria as pesquisas dizendo que falta também a habilidade de atuar como um gestor, ou seja, aquele que sabe utilizar os recursos que têm. 

Por que algumas empresas crescem mesmo na crise, enquanto outras definham? Liderança é a palavra-chave, empresas com líderes preparados têm resultados melhores. E quando falamos de líderes preparados, estamos falando sobre desenvolver o comportamento de liderança em todos os níveis organizacionais.

Outro ponto essencial é que essa preparação da liderança não deve ser uma responsabilidade apenas da empresa, é importante ter na equipe profissionais que escolham ser líderes, que busquem o seu autodesenvolvimento de forma contínua, ou seja, o que denominamos de lifelong learning. Já não há mais como parar o processo de aprendizagem. 

No meu Programa de Desenvolvimento de Líderes e Gestores eu venho trabalhando muito no desenvolvimento de competências essenciais para o contexto atual das organizações, desde o autoconhecimento até o desenvolvimento de equipes de alta performance, e venho percebendo cada vez mais que alguns líderes conseguem ir mais longe do que outros, porque seguem oito passos que considero essenciais:

  1. Investem em autoconhecimento: buscam de fato compreender “por que” são como são, e ao se auto-reconhecerem, conseguem reconhecer outras pessoas. Quando olhamos para os profissionais da nossa equipe e conseguimos compreender as suas emoções, automaticamente conseguimos direcionar melhor os esforços para atingir os objetivos da organização.
  2. Líderes que se destacam possuem uma comunicação clara e eficaz: você já deve ter vivenciado situações onde o líder não consegue expressar suas ideias e a equipe “tenta” adivinhar qual é a orientação. Nesse processo perde-se muito tempo e dinheiro, e no final as chances de algo sair errado são enormes. Liderança é comunicação pura, você precisa saber se expressar, ter uma postura coerente com o seu discurso. A liderança tem que ter agenda para fazer alinhamentos constantes, não pense que as pessoas sabem exatamente quais as expectativas que você tem se você não deixar claro. 
  3. Aprendem e praticam o feedback assertivo: dar feedback é uma das atividades mais desafiadoras para a maioria dos líderes, e não é apenas dar o feedback, mas estar ciente que o feedback foi recebido e será de fato utilizado. A maioria dos líderes desconhece técnicas e ferramentas para proporcionar feedback.
  4. Construção da confiança entre os integrantes do time: um líder de resultados constrói a confiança entre os integrantes do seu time, coloca as pessoas para trabalharem em equipe e desafia para que possam ir além do que eles próprios acreditam. 
  5. Grandes líderes resolvem um problema de cada vez: é muito comum surgirem conflitos nas equipes de trabalho e o líder precisa aprender a gerenciá-los. Uma das formas que eu sugiro é resolver um problema de cada vez, juntamente com o profissional que está envolvido. Quando há algum problema, alguns líderes costumam chamar todos para uma reunião e falam de maneira geral, porém isso geralmente não funciona. 
  6. Líderes de alta performance valorizam o seu tempo: ou seja, são pessoas focadas, que não se distraem e fazem o que precisa ser feito, sem arranjar desculpas. Além disso, delegam de forma assertiva e utilizam a delegação como uma estratégia para desenvolver novos profissionais. 
  7. Verdadeiros líderes desenvolvem novos líderes: quem é o profissional que pode substituir você? Você já se preocupou em mostrar para os profissionais como eles podem crescer? Quais os caminhos? Quais as estratégias que eles precisam adotar para conseguir chegar onde você chegou? 
  8. Verdadeiros líderes atuam como mentores, não importa se você tem uma, duas ou cem pessoas na sua equipe. Você precisa atuar como um mentor, que direciona as pessoas para que elas possam ir crescendo e se desenvolvendo. 

Inscreva-se no Programa de Desenvolvimento de Líderes e Gestores:

https://www.mkfsolucoes.com.br/treinamentos/inscricoes-abertas/programa-de-desenvolvimento-de-lideres-e-gestores.html

 

Liderança: 8 passos para se tornar um líder que o mercado precisa

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?