Ideias de endomarketing para o mês de abril

02/03/2022

O mês de abril está quase chegando e você já planejou as ações de endomarketing

Lembrando que endomarketing é muito mais do que realizar ações em datas comemorativas, trata-se de fortalecer a cultura da empresa (O que queremos? Como as pessoas vivenciam os valores da empresa no dia a dia?), ampliar o engajamento e o comprometimento dos profissionaisaumentar o vínculo entre o profissional e a empresa, criando um clima organizacional melhor para todos. Por isso que recomendo que a empresa trabalhe com um planejamento de endomarketing, onde as ações estejam vinculadas entre si, e onde em cada ação você possa reforçar exatamente o que a empresa espera das pessoas. 

Durante o mês de abril recomendo que você realize ações voltadas para o fortalecimento da culturapromoção do bem-estar e da saúde, e até mesmo que haja o incentivo à leitura

No mês de abril acontece o “Abril Verde”, que basicamente é uma campanha de conscientização de Saúde e Segurança no Trabalho. A campanha tem por objetivo reforçar os cuidados permanentes relacionados à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Nesse mês a empresa pode desenvolver palestras vinculadas à prevenção de acidentes e aumento da saúde / bem-estar, apresentar dicas no formato de pílulas do conhecimento, fazer uma campanha com filhos de funcionários mostrando o quanto é importante que cada funcionário tenha atenção ao executar as suas atividades no dia a dia. A empresa também pode investir em atividades gamificadas para testar os conhecimentos dos profissionais sobre os temas de saúde e segurança no trabalho. 

Recomendo ainda que a empresa proporcione ações vinculadas à promoção da saúde em si: que tal oficinas de meditação / mindfulness, apresentar dicas de aplicativos que podem ser utilizados para redução de ansiedade e estresse, aplicação de testes de autoconhecimento para avaliação de índice de burnout, promover um dia do “movimento”, onde os profissionais sejam convidados a fazerem algo diferente (ex.: vir para o trabalho de bicicleta ou a pé, realizar uma caminhada, subir escadas ao invés de utilizar os elevadores etc), e fazer um registro desse momento para incentivar os demais profissionais. 

No dia 07 de abril comemora-se o “dia mundial da saúde”, nessa data a empresa pode trazer palestras com médicos e especialistas sobre o que é necessário para “viver bem”, ou ainda, distribuir um check list do que o profissional pode fazer para melhorar a sua saúde. Esse check list pode ser desenvolvido em conjunto com médicos e especialistas. Outra forma de trabalhar a saúde é mostrar exemplos de superação de profissionais que passaram a adotar outras rotinas e tiveram melhorias significativas nas suas vidas, ou seja, trazer inclusive vídeos com relatos dos profissionais.  

Em algumas empresas comemora-se a Páscoa (17 de abril), e essa data oportuniza uma série de ações diferenciadas para integrar os profissionais da equipe, que tal fazer um “amigo doce”, uma ação semelhante ao amigo secreto porém com trocas de chocolates, entregar chocolates para os profissionais e/ou até mesmo preparar um kit de doces para enviar para os filhos dos funcionários; realizar uma feira de páscoa na própria empresa para facilitar o dia a dia dos profissionais; distribuir desenhos relacionados à Páscoa para que os pais levem para os seus filhos; ou ainda, promover uma ação solidária, onde os profissionais da empresa se reúnem para comprar ovos de páscoa e/ou doces para doação para pessoas carentes. Veja outras dicas para ações relacionadas à Páscoa nesse link

Por fim, no dia 18 de abril comemora-se o dia nacional do livro infantil, que tal incentivar os profissionais a lerem para os seus filhos? Você pode distribuir livros infantis para que os profissionais possam levar para casa, pedir que fotografem esse momento, realizem um momento de conexão entre pais e filhos. Afinal, hoje em dia muitas pessoas deixaram esse hábito de leitura para trás. 

Quer implementar um endomarketing na sua empresa do zero e ver a equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.  

Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.

Entre no Canal do Telegram para receber os artigos em primeira mão.

Acompanhe mais dicas:

Ideias de endomarketing para o mês de abril

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?