Muitos profissionais são convidados a ocuparem funções de liderança, mas na maioria das vezes não se prepararam para isso e assim começam a sentir na própria pele algumas dores, tais como dificuldades para fazer com que a equipe faça o que precisa ser feito, cobranças de resultados por parte da direção, dificuldades de dizer não e até mesmo de enfrentar os conflitos. Ao mesmo tempo, muitas vezes sentem a equipe desmotivada e pouco produtiva e não sabem exatamente o que devem fazer. Na ingenuidade alguns acreditam que sendo agradáveis e queridos conseguirão conquistar o time.
Quando o líder tem essas dificuldades e não sabe como resolver geralmente acontecem duas coisas: o líder deixa de liderar e passa a fazer as atividades operacionais, sentindo-se cada vez mais sobrecarregado; e muitas vezes no final esse líder é demitido, porque afinal não estava proporcionando o resultado que a empresa precisava.
Hoje as empresas precisam de um Líder 4.0, ou seja, que acompanhe as inúmeras mudanças, compreenda sobre pessoas, saiba utilizar as tecnologias que são favoráveis ao negócio e também que entenda de negócios (números / mercados), independente da sua área de atuação.
Quando falamos sobre um Líder 4.0, estamos falando sobre uma liderança que domina algumas competências essenciais: autoconhecimento, inteligência emocional, tomada de decisão, feedback, abertura para aprendizagem, comunicação, agilidade, e desenvolver as pessoas com base na confiança.
Desenvolver essas competências leva um certo tempo e demanda treinamento e prática. O líder deve decidir que precisa aprimorar tais competências e praticar o máximo que puder.
Uma das competências que traz resultados mais rápido é o feedback, que hoje é uma das maiores dificuldades de qualquer líder ou gestor. Basta você pensar quantas vezes você mesmo recebeu um feedback que realmente contribuiu com a sua vida profissional. Eu já fiz essa pergunta milhares de vezes e as pessoas têm muita dificuldade para responder, porque muitos líderes fogem do feedback. Conhecer sobre feedback não é apenas saber o quanto ele é importante, é necessário praticar, é a prática que vai nos levar a excelência e vai nos dar confiança para sermos assertivos.
No processo de feedback você deve sempre se preocupar com o outro, não com o que você está sentindo, e saber colocar cada frase de forma a provocar uma emoção no outro, é a emoção que nos faz agir. Por isso, há formas melhores de fazer o feedback e de ter o resultado que você busca com a sua equipe. Quando eu treino líderes e eles aprendem a fazer o feedback, eles crescem e a equipe também cresce, porque as pessoas se tornam mais maduras para proporcionar e receber o feedback.
Algumas dicas simples para você começar a testar a partir de hoje: prepare-se para o feedback; faça simulações do que você irá falar; dê tempo para a pessoa que está recebendo feedback falar sobre o que está sentindo e saia sempre com um plano de ação.
Você também pode utilizar algumas frases que costumam surtir muito efeito:
Lembre-se de não ser impositivo, palavras e gestos durante o feedback importam muito. Lembre-se que as pessoas não pedem demissão das suas empresas, mas sim dos seus gestores. Feedback é uma ferramenta poderosa para a liderança.
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