Feedback exige técnica

23/07/2019

Quantas vezes você precisa dizer algo e não diz porque tem medo de ter problemas de relacionamento? Quantas vezes você já tolerou determinados comportamentos imaginado que o funcionário irá mudar? Quantas vezes você já pensou na demissão como uma “saída” mais fácil para eliminar o problema?

Pois é, não é de hoje que muitas pessoas possuem dificuldades para proporcionar e receber feedback, algumas pessoas inclusive “terceirizariam” essa atividade se assim fosse possível.

Cada vez mais a tendência é que o gerenciamento de pessoas se torne ainda mais difícil e complexo, porque a velocidade das mudanças tem aumentado, às vezes precisamos gerenciar times de várias cidades / localizações, e ou ainda, as diferentes gerações com seus múltiplos interesses têm dividido os mesmos espaços.

No meu Programa de Desenvolvimento de Líderes e Gestores ensino várias técnicas, desde a mais simples, técnica do sanduíche, até técnicas mais sofisticadas com simulações de situações reais que podem acontecer no dia a dia, situações inusitadas que às vezes você até pode pensar “isso não acontece…”.

Feedback exige muita técnica e preparação, quando o feedback é proporcionado sem preparação alguma, as consequências ou resultados do mesmo podem ser muito ruins, você pode perder talentos, você pode inclusive ter o efeito contrário, independente se o feedback for positivo ou construtivo.

Para que você possa proporcionar feedbacks assertivos a partir de hoje, siga esse passo a passo:

  • Estruture mentalmente e treine várias vezes o que você irá dizer;
  • Sempre diga para a pessoa que está proporcionando um feedback (seja ele positivo ou construtivo);
  • Faça questionamentos / perguntas sempre respeitando o outro indivíduo (se possível utilize a linguagem CNV - Comunicação Não Violenta) e verifique se o que você irá dizer é de fato para contribuir para a pessoa, qual o impacto que irá causar nessa pessoa, pois todos nós podemos criar registros positivos e/ou traumas nas memórias das pessoas;
  • Pense no local onde o feedback será proporcionado, valorize esse momento, não agende em qualquer lugar (evite lugares que podem gerar distrações);
  • Pense no dia que você irá proporcionar feedback;
  • Procure garantir um espaço de confiança e escuta (piscina segura);
  • Pratique a empatia (procure entender as razões por trás dos comportamentos);
  • Pratique a escuta ativa (faça as perguntas e esteja disposto a ouvir);
  • Construa com a pessoa um plano de ação;
  • Peça feedback para que você possa se auto-melhorar o tempo todo…

O feedback nunca deve ser feito apenas quando a situação é crítica, muito pelo contrário, todos nós deveríamos praticar conversas individuais diárias com as pessoas que fazem parte da nossa equipe. Essas conversas não deveriam ser vazias e sem sentido, mas sim terem um propósito e também preparadas.

Pense comigo: Qual foi o melhor feedback da sua vida? Qual foi o feedback que contribuiu de fato para você se tornar quem você é? Às vezes o feedback dói, mas nos ajuda a perceber o que precisamos fazer para nos tornarmos profissionais melhores.

Quer saber mais sobre feedback? Participe da nossa próxima turma de desenvolvimento de líderes e gestores.

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