Estatísticas da Gallup mostram que os líderes não estão preparados...

10/03/2020

Você sabia que um estudo da Gallup, empresa reconhecida no segmento de pesquisas, mostrou que a cada 10 líderes avaliados, 9 não estão preparados para a liderança? 

E ainda, 70% dos profissionais de uma equipe não estão colocando todo seu potencial no trabalho. Para agravar a situação algo que já sabemos mas que a pesquisa revela  de forma mais intensa é que 50% dos funcionários deixam seus trabalhos em função da liderança. 

Por que isso acontece?

  1. Líder é promovido, mas não investiu na própria preparação. Conhece bastante sobre o segmento, mercado, processos, mas desconhece como fazer a gestão das pessoas.
  2. Um profissional da equipe é promovido para assumir a equipe da qual fazia parte, e agora, se torna o responsável pela equipe e não sabe lidar com as consequências dessa promoção.
  3. Líder foca no operacional e esquece que quando assume uma equipe é responsável pelo desempenho da equipe.
  4. O líder não aprendeu a gerenciar conflitos, crises, proporcionar feedback, lidar com comportamentos inadequados dos profissionais da equipe, entre tantos outros.
  5. O líder tem pouco tempo para se adaptar na nova atividade e não conhece ferramentas e instrumentos que poderiam auxiliar no dia a dia e facilitar a sua vida. 

Algumas dicas rápidas para você se preparar como líder e/ou se você já é líder e enfrenta desafios no dia a dia, pode passar a aplicar essas técnicas:

  1. Crie momentos de conversa com os profissionais da sua equipe: separe um tempo na agenda para alinhar expectativas. Reserve pelo menos 20 minutos na semana para conversas frequentes.  
  2. Crie um ambiente de trabalho onde prevaleça a transparência e onde os problemas e situações sejam resolvidos.
  3. Invista tempo na sua preparação, busque formações de liderança e desenvolvimento de equipe.
  4. Mapeie o que motiva as pessoas e qual é o significado do trabalho para cada uma delas. Desta forma, você pode programar ações para potencializar esses motivos. Por exemplo, vamos imaginar que algo que motive a sua equipe é conhecimento, você pode sortear alguns livros e/ou oportunizar que as pessoas participem de cursos e/ou palestras. Se a sua equipe é motivada por momentos de diversão, que tal proporcionar um momento de diversão para a equipe? Você pode pedir que a própria equipe organize. 
  5. Crie o hábito de celebrar as conquistas junto com a sua equipe.
  6. Observe os bons comportamentos e atitudes, e elogie as pessoas diretamente com base nas evidências.
  7. Invista tempo em aprimorar as suas habilidades de comunicação.

Se você quer se preparar para se tornar um líder, inscreva-se no PDGL e/ou inscreva-se na nossa newsletter.

Estatísticas da Gallup mostram que os líderes não estão preparados...

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?