Employee experience: o que você precisa saber?

26/03/2022

Employee experience (EX) ou experiência do profissional é uma estratégia de gestão de pessoas, que consiste em definir ações na “jornada” percorrida desde o momento em que o profissional faz uma entrevista na empresa até o momento da demissão. 

Quando a empresa se preocupa com a experiência do profissional costuma colocar o profissional no centro das suas decisões e trabalhar de fato com a ideia de promover um excelente ambiente de trabalho, o bem-estar e o crescimento das pessoas.  

Ao analisarmos a jornada do profissional há alguns marcos e/ou ações que podem contribuir para que a experiência seja inesquecível

Lembrando que somos seres emocionais, ou seja, quanto mais o endomarketing ou essa área de employee experience puder pensar em ações que promovam as experiências positivas, mais as pessoas tendem a desenvolver o senso de “pertencimento”, e consequentemente tendem a se tornar mais engajadas. Profissionais altamente engajados são mais felizes e consequentemente mais produtivos. 

Obviamente todas as ações devem estar alinhadas e a liderança deve ser o pilar principal, ou seja, não adianta a empresa ter ações maravilhosas, se os líderes não conseguirem traduzir isso no dia a dia. 

Na sequência apresento uma série de ideias considerando a “jornada dos profissionais”. Essas ideias costumam gerar bons resultados nas empresas: 

  • Recrutamento e seleção: Como você convida as pessoas para fazerem parte da sua empresa? O anúncio ainda é aquele tradicional contemplando apenas os requisitos da vaga? Que tal inovar e mostrar um pouco da empresa e/ou do setor onde a pessoa irá trabalhar? Que tal criar um material inspirador que crie o “desejo das pessoas” trabalharem na sua empresa? Que tal ter uma mensagem de agradecimento pelo fato das pessoas terem participado do processo seletivo? Muitas empresas costumam não dar retorno sobre o processo seletivo e isso gera uma imagem negativa perante os participantes, além de demonstrar a falta de preocupação com os profissionais.  Quando a empresa se preocupa com esses detalhes de fazer com que o processo de recrutamento e seleção seja especial, as pessoas ficam com uma imagem positiva da empresa e tendem a despertar ainda mais o desejo de trabalhar na sua empresa. 
  • Efetivação da contratação: Como você informa que um determinado candidato foi aprovado no processo seletivo? A comunicação contempla entusiasmo e alegria? Ou é aquela comunicação onde simplesmente você diz: você começa no dia tal. É importante que o profissional que passou por uma entrevista ou por outras etapas dentro da empresa saiba quando haverá a decisão final sobre o preenchimento da vaga.  
  • Onboarding ou integração: A sua empresa tem um processo de integração claro com as informações essenciais para que a pessoa se sinta realmente parte da empresa? Ou a sua empresa faz aquelas apresentações intermináveis, que geralmente são chatas e que 24 horas depois o profissional não consegue lembrar de tudo? O fato é que todo ser humano filtra as informações e está comprovado que não adianta fazer uma série de apresentações sem dar o tempo necessário para que a pessoa possa assimilar. O onboarding pode contemplar reuniões específicas com as lideranças, momento de registro do primeiro dia de trabalho, cuidado com todos os detalhes. No artigo como tornar o onboarding mais atrativo você encontra dicas adicionais, e no artigo estratégias de onboarding para gerar mais resultados para a sua empresa há algumas práticas que podem ser adaptadas para a sua realidade. 
  • Primeiros 15 dias: Nos primeiros dias de trabalho há um acompanhamento do profissional? Ou ele simplesmente é colocado na sua função? Algumas empresas adotam a prática de ter um padrinho / madrinha para acompanhar como o profissional está se sentindo, para orientar sobre as práticas da empresa, bem como esclarecer as principais dúvidas. 
  • Período de experiência do profissional: O período de experiência é importante para checar se o profissional realmente é a pessoa certa para a empresa e se a empresa é a empresa certa para o profissional. Nesse período é importante ter um acompanhamento da liderança, ter feedbacks para direcionamento. 
  • Desenvolvimento da carreira dentro da empresa: Depois de passar pela experiência, é importante que a empresa tenha alguns momentos mágicos para os profissionais da sua equipe, que as ações de desenvolvimento possam ser valorizadas. Ex.: A empresa cria um programa de desenvolvimento de líderes, é importante pensar no convite que será feito para esses profissionais, em mostrar a importância desse trabalho para os profissionais e para a empresa. Aqui vale preparar um material diferenciado para reforçar a importância do momento. 
  • Promoção: Muitas pessoas são promovidas e/ou recebem aumento salarial sem ter um comunicado por parte da sua liderança. Às vezes o reconhecimento financeiro surge na folha de pagamento, mas não há uma explicação. Aqui a ideia é valorizar o momento, criar um momento inesquecível. Algumas empresas estão inovando nesse sentido, por exemplo, “agendam uma reunião com o profissional” para tratar de determinado assunto, e aí familiares próximos são convidados para informar sobre a promoção, ou ainda, a empresa providencia gravações dos familiares parabenizando o profissional promovido. 
  • Demissão e/ou saída do profissional: Por mais que a demissão esteja associada com algo negativo, é extremamente importante cuidar desse momento também. Às vezes a empresa precisa demitir por questões econômicas, então nessa etapa da jornada, a empresa pode ter um material de apoio para entregar ao profissional durante a demissão contemplando “dicas de como se recolocar”, “lista de cursos que o profissional pode fazer para se atualizar”, “carta de agradecimento e desejo de sucesso na nova trajetória” etc. Lembrando que todo esse processo deve ser feito com muito respeito. 

Para desenhar a jornada de experiência dos profissionais da empresa cabe fazer um bom diagnóstico, identificar o que é importante em cada etapa e pensar “como podemos aumentar a emoção positiva das pessoas dentro da empresa?”

 

Quer implementar um endomarketing na sua empresa do zero e ver a equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.  

Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.

Entre no Canal do Telegram para receber os artigos em primeira mão.

Acompanhe mais dicas:

 

Employee experience: o que você precisa saber?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?