Estratégias de onboarding para gerar mais resultados para a sua empresa

23/10/2019

Sabemos que o onboarding ou a integração são essenciais para o sucesso do profissional em qualquer organização. Onboarding é um termo em inglês que significa “embarcar”, mergulhar na organização, conhecendo a sua cultura organizacional desde a etapa da entrevista de seleção até o primeiro dia de trabalho. Quando a empresa consegue mostrar o seu modo de funcionamento desde o início, as pessoas se sentem parte, se engajam com a proposta e sentem-se mais seguras para executar suas atividades com excelência. 

Porém, nem sempre a integração ou onboarding tem o destaque que deveria ter ou é valorizado pelas empresas e pelos gestores. Muito pelo contrário, às vezes as pessoas estão tão ansiosas pela chegada do novo profissional e pelas demandas existentes que esquecem de dar a atenção necessária para esse tema.  Uma boa integração gera bons resultados para o profissional e também para a empresa.

Por isso, o ideal é ter uma estratégia definida de onboarding para que o profissional se sinta acolhido e também possa contribuir com as suas experiências e conhecimentos. Para que a chegada do novo profissional seja um sucesso, recomendamos que a empresa desenvolva um Check List do que é importante para receber o novo profissional.

Esse Check List deve contemplar atividades como:

  1. Aquisição de equipamentos e/ou recursos para o novo profissional.
  2. Configurar equipamentos e/ou e-mails / senhas.
  3. Providenciar uniforme, crachá e acessos gerais à empresa.
  4. Informar com antecedência os profissionais da empresa sobre a chegada do novo profissional.
  5. Envio de mensagem para o contratado: Que tal gravar um vídeo da equipe parabenizando o contratado por integrar a equipe? Esse vídeo pode enviado alguns dias antes do início da empresa por WhatsApp e/ou acesso via link.
  6. Kit boas vindas: Guia de Cultura, Guias com informações sobre benefícios e práticas da empresa, Caneta / caderno da empresa (presentes da empresa) etc.
  7. Decoração do espaço de trabalho (cuidado com os detalhes e com a forma como a pessoa será recebida).
  8. Programação do Tour na empresa: defina um padrinho ou madrinha para acompanhar o novo profissional e apresentar a empresa de forma geral.
  9. Programação da integração na empresa / local de trabalho: caso a empresa seja de grande porte, é importante que o profissional percorra uma jornada para ter uma visão geral da organização.
  10. Reuniões estratégicas com as lideranças da empresa para aproximar o profissional da gestão.
  11. Programe treinamentos básicos sobre os produtos ou serviços da empresa: independente da área de atuação do profissional, sabemos a importância do profissional conhecer o que a empresa faz ou vende.
  12. Reuniões de alinhamento 15 / 30 / 60 / 90 dias após o início do trabalho para verificar o entendimento das atividades e como o profissional está se saindo.

Certamente um onboarding bem elaborado auxilia no incremento do valor da marca (employer branding) perante suas equipes e faz com que o profissional se sinta reconhecido e motivado para fazer o seu melhor!

Gostou dessas dicas? Quer mais dicas? Faça o download do nosso e-book. Se quiser aprender mais, inscreva-se no nosso curso on-line Endomarketing na Prática.

Caso você queira receber outros artigos como esse, inscreva-se no nosso canal do Telegram.

Estratégias de onboarding para gerar mais resultados para a sua empresa

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?