Como manter os profissionais da sua equipe?

21/01/2020

Diante da economia aquecida, muitos líderes costumam me perguntar sobre o que devem fazer para manter os profissionais da equipe. O fato é que sempre vamos perder alguém, pois não apenas a economia influencia, mas também as escolhas do próprio profissional, por isso precisamos trabalhar para desenvolver as pessoas para que a substituição não seja tão impactante. Ao mesmo tempo, precisamos integrar ou reintegrar as pessoas.

Eu gosto também de lembrar que as pessoas abandonam pessoas e não empresas, por isso quando há muita rotatividade em determinada equipe, pode ter certeza que há problemas de liderança. Muitas vezes para mudar o resultado de uma equipe, precisamos tomar a díficil decisão de mudar o líder, por mais que esse líder tenha conhecimento técnico e experiências. 

Se você é líder e está com essa preocupação de manter a equipe, eu escrevi abaixo algumas dicas do que você pode fazer:

1. Trabalhar o relacionamento e o trabalho em equipe: aproveite para estabelecer bons relacionamentos com os profissionais da sua equipe. Esteja sempe aberto para melhorar. Promova o trabalho em equipe, construa projetos onde as pessoas possam interagir umas com as outras.

2. Compreenda os motivos de saída do profissional (entrevista de desligamento): saiba exatamente as razões pelas quais as pessoas estão saíndo da sua equipe, e se estiverem relacionadas com você, procure ajuda para se desenvolver. A entrevista de desligamento pode ser feita por um profissional de RH da empresa e/ou alguém que domine essa técnica. Importante que seja dada atenção à entrevista.

3. Reconheça e valorize os profissionais da sua equipe: tire um tempo para reconhecer os profissionais da sua equipe. O reconhecimento pode ser simples, elogios costumam ser muito eficazes. Seja específico no elogio: Ex.: parabéns por ter dobrado a produção e/ou atingido a meta XYZ.

4. Trabalhe a segurança psicológica e emocional: faça com que as pessoas se sintam seguras nas suas atividades e nos trabalhos. Veja como está a sua comunicação e o impacto da mesma sobre as pessoas.

5. Aprenda todos os dias: mantenha-se aberto para aprender todos os dias algo novo. Estude pelo menos 30 minutos por dia sobre a sua área de atuação. 

É sempre bom lembrar que perder bons profissionais faz com que a empresa não chegue na velocidade que gostaria de chegar nos seus objetivos, por isso, esteja próximo das pessoas da sua equipe, pense sobre o que você pode melhorar em você, que irá impactar positivamente em toda equipe. Geralmente quando nos auto-melhoramos, podemos melhorar o ambiente e as pessoas se sentem melhores também.

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