Como identificar se tenho ou não potencial de liderança?

05/01/2022

Depois de treinar milhares de líderes posso dizer que a essência da liderança está na escolha de ser líder. Não é um título, uma formação, um cargo, ou até mesmo a experiência que vai dizer se você tem ou não potencial para liderar. 

Tem pessoas que me falam o seguinte: Flávia, mas eu nunca fui líder, será que eu consigo liderar uma equipe ou uma empresa? Enquanto o profissional não acreditar em si mesmo, continuará repetindo os mesmos tipos de ações, ocupando exatamente as mesmas funções e provavelmente passará muito tempo no operacional. 

Vejo isso inclusive em donos de empresas, às vezes o dono da empresa deseja que a empresa cresça, entretanto, não consegue perceber o potencial de outras pessoas, e aí ele (a) pensa que somente ele (a) pode resolver as situações, resultado: no final do dia se sente esgotado (a), geralmente não tira férias, trabalha de 12h a 14h por dia, vive apagando incêndio e a equipe fica frustrada porque poderia contribuir muito mais. 

Diante disso, independente da sua atividade atual, é importante você atentar para algumas perguntas que você pode fazer para si mesmo para identificar se você tem potencial e perfil para liderar:

  1. Quando estou em um grupo, costumo tomar a frente e iniciar a conversa?
  2. Em situações de conflitos, consigo pensar em soluções ao invés de potencializar os problemas?
  3. Eu já realizei algum tipo de assessment ou avaliação comportamental com o intuito de me autoconhecer?
  4. Me sinto bem quando recebo desafios e/ou problemas difíceis para resolver?
  5. Quando penso no negócio da empresa consigo visualizar possibilidades do futuro? Oportunidades de novos negócios, mudanças no modelo de negócios? Consigo enxergar e/ou prever tendências?
  6. Consigo reconhecer e perceber as emoções dos outros?
  7. Tenho habilidades para proporcionar feedbacks honestos e verdadeiros, mesmo que eu tenha que falar sobre um assunto difícil? Por exemplo, vamos imaginar que você precise dar um feedback sobre problemas de higiene pessoal, você consegue proporcionar um feedback ou prefere evitar o tema?
  8. Consigo ter uma boa gestão do tempo de modo que me sinto produtivo (a) e tenho tempo para pensar de forma estratégica?
  9. Tenho pessoas na minha equipe que estão aptas a assumirem as minhas atividades e/ou funções?
  10. Procuro me atualizar constantemente seja por meio de cursos, palestras, livros etc para ter acesso a ferramentas e instrumentos diferenciados e manter o meu negócio de forma sustentável?

Se você respondeu SIM para a maioria das perguntas, é provável que você já adote comportamentos e atitudes de um verdadeiro líder. Se você respondeu NÃO para a maioria das questões, mas sente que dentro de você quer contribuir mais com as pessoas, com os negócios e deseja crescer, é provável que você possa se desenvolver para se tornar um líder de alta performance. 

Como já treinei milhares de pessoas, posso afirmar que é possível desenvolver a liderança, todos nós temos potencial, mesmo as pessoas mais introvertidas e/ou extremamente técnicas. Aliás em alguns casos pessoas que não se consideram líderes costumam se sair muito bem junto as equipes. 

Quando você decide se tornar um líder, você muda a sua realidade e das pessoas que convivem com você, as relações se tornam de fato mais humanas, e o resultado (lucro) vem. 

Em breve vamos iniciar mais uma turma do Programa de Desenvolvimento de Líderes e Gestores, esse programa já ajudou milhares de pessoas a fazerem seus negócios terem lucro. Aproveite a oportunidade e inscreva-se no link: 

https://www.mkfsolucoes.com.br/treinamentos/inscricoes-abertas/programa-de-desenvolvimento-de-lideres-e-gestores.html

Acompanhe mais dicas:

 

 

Como identificar se tenho ou não potencial de liderança?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?