Sim, estamos num período de crise, onde talvez tudo o que você havia planejado no endomarketing acabará não ocorrendo da forma como você havia planejado. Porém, não desanime. É hora de exercitar ainda mais a criatividade, compreender o papel estratégico do endomarketing e aproveitar para fortalecer o desenvolvimento de conteúdos e campanhas que auxiliem as pessoas a se manterem “bem” e “saudáveis” e possam se preparar para voltarem para as suas atividades com entusiasmo e engajadas com o propósito da empresa.
Talvez você tivesse programado uma super ação de Páscoa, ou ainda, para o dia do Trabalho, porém em virtude de não sabermos ao certo o que acontecerá nos próximos dias, talvez você precise reprogramar as suas ações, sempre considerando o planejamento da empresa. Infelizmente algumas empresas terão que demitir profissionais, outras terão que cortar custos, por isso você precisa estar alinhado com as macro-estratégias da empresa desse momento.
Se você tinha programado entregar chocolates e/ou fazer alguma ação de integração na Páscoa, talvez você tenha que identificar uma empresa que possa fazer as entregas diretamente nas casas das pessoas, ou ainda, mudar radicalmente a estratégia, fazer algo simbólico, por exemplo, enviando uma mensagem virtual, produzir um e-card e/ou vídeo mesmo que simples.
Além disso, eu decidi escrever algumas ideias para que você possa manter o endomarketing ativo e auxiliar as pessoas da sua empresa nesse momento:
- Criar uma página com informações oficiais sobre o Coronavírus, dicas de locais para comprar alimentos / remédios sem sair de casa, informações sobre sintomas da doença etc.
- Campanha Home Office do Bem: que tal convidar as pessoas para postarem fotos do seu home office utilizando hashtags relacionadas com a empresa e com a superação do momento atual?
- Campanha Fique em Casa: como viralizou na internet várias fotos de equipes da área da saúde, a sua empresa pode criar uma campanha para que as pessoas postem #Fique em Casa #Nossa empresa apoia essa causa e/ou algo que reflita a realidade da empresa.
- Campanha da gratidão: que tal aproveitar o momento para instigar a equipe para que agradeçam o fato de terem saúde, trabalho, terem esse tempo para organizar e/ou reorganizar. A campanha pode ser feita com base na seguinte pergunta: O que você agradece hoje?
- Comemoração dos Aniversários de Forma On-line: muitas empresas têm a prática de comemorar os aniversários, que tal utilizar uma plataforma on-line (Zoom, Skype etc) e fazer uma surpresa para o aniversariante, e/ou ainda instigar a equipe a gravar mensagens para o profissional e enviar no dia do aniversário?
- Cartilhas com dicas sobre Home Office: você pode construir um guia com dicas sobre como ser produtivo mesmo atuando na modalidade Home Office. Nesse link há um artigo que escrevi sobre isso.
- Divulgação de cases de sucesso do Home Office: depois de alguns dias na modalidade home office, você pode selecionar cases de pessoas que se adaptaram ao home office e fazer uma entrevista com as principais dicas do profissional.
- Implementar dicas de atividades para quem tem filhos pequenos: sabemos que trabalhar em casa com filhos pequenos é um grande desafio, então se a empresa puder disponibilizar dicas de atividades que possam ser feitas e como lidar com a situação, a empresa inclusive pode fazer parcerias com psicopedagogas, e/ou empresas especializadas em brincadeiras para gravar algumas dicas e enviar para os papais.
- Promover um Café On-line: sabemos que ficar isolado pode gerar alguns problemas de saúde mental, por isso você pode agendar um café on-line, ou no caso dos gaúchos um Chimarrão On-line apenas para trocar ideias sobre os projetos / clientes, e ainda, informar as pessoas sobre os próximos passos.
- Criar uma rede de apoio: Muitas pessoas estão ansiosas com esse momento de isolamento, por isso se na sua empresa houver profissionais especialistas em saúde mental, preferencialmente psicólogos, procure estabelecer horários de atendimento on-line para os profissionais da empresa, pois essa ação pode ajudar as pessoas a se sentirem melhores.
- Incentivar que as pessoas aproveitem o tempo: caso os profissionais da sua empresa estiverem de férias, você pode organizar um material que seja enviado de forma on-line com dicas sobre o que fazer em casa para aproveitar o tempo, por exemplo, aproveitar para estudar / fazer cursos on-line, cuidar das plantas, dicas de leituras que sejam também importantes para a empresa, entre outros.
- Realizar uma pesquisa on-line com os profissionais para avaliação das ações de endomarketing e comunicação interna realizadas até o momento.
- Implementar o método cumbuca on-line: eu sou apaixonada pelo Método Cumbuca do Professor Vicente Falconi, e muitas vezes essa é uma forma de incentivar as pessoas a se desenvolverem.
Lembre-se você é o responsável por auxiliar a empresa a engajar e motivar os seus profissionais. Por isso, mantenha-se firme e consistente.
Se você estiver de férias, aproveite para se qualificar e se preparar para o novo momento. Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática, mantivemos o preço promocional por mais uns dias para ajudar as pessoas e empresas.