Ações de endomarketing para tempos incertos e de crise

24/03/2020

Sim, estamos num período de crise, onde talvez tudo o que você havia planejado no endomarketing acabará não ocorrendo da forma como você havia planejado. Porém, não desanime. É hora de exercitar ainda mais a criatividade, compreender o papel estratégico do endomarketing e aproveitar para fortalecer o desenvolvimento de conteúdos e campanhas que auxiliem as pessoas a se manterem “bem” e “saudáveis” e possam se preparar para voltarem para as suas atividades com entusiasmo e engajadas com o propósito da empresa. 

Talvez você tivesse programado uma super ação de Páscoa, ou ainda, para o dia do Trabalho, porém em virtude de não sabermos ao certo o que acontecerá nos próximos dias, talvez você precise reprogramar as suas ações, sempre considerando o planejamento da empresa. Infelizmente algumas empresas terão que demitir profissionais, outras terão que cortar custos, por isso você precisa estar alinhado com as macro-estratégias da empresa desse momento. 

 Se você tinha programado entregar chocolates e/ou fazer alguma ação de integração na Páscoa, talvez você tenha que identificar uma empresa que possa fazer as entregas diretamente nas casas das pessoas, ou ainda, mudar radicalmente a estratégia, fazer algo simbólico, por exemplo, enviando uma mensagem virtual, produzir um e-card e/ou vídeo mesmo que simples. 

Além disso, eu decidi escrever algumas ideias para que você possa manter o endomarketing ativo e auxiliar as pessoas da sua empresa nesse momento:

  1. Criar uma página com informações oficiais sobre o Coronavírus, dicas de locais para comprar alimentos / remédios sem sair de casa, informações sobre sintomas da doença etc. 
  2. Campanha Home Office do Bem: que tal convidar as pessoas para postarem fotos do seu home office utilizando hashtags relacionadas com a empresa e com a superação do momento atual? 
  3. Campanha Fique em Casa: como viralizou na internet várias fotos de equipes da área da saúde, a sua empresa pode criar uma campanha para que as pessoas postem #Fique em Casa #Nossa empresa apoia essa causa e/ou algo que reflita a realidade da empresa.
  4. Campanha da gratidão: que tal aproveitar o momento para instigar a equipe para que agradeçam o fato de terem saúde, trabalho, terem esse tempo para organizar e/ou reorganizar. A campanha pode ser feita com base na seguinte pergunta: O que você agradece hoje?
  5. Comemoração dos Aniversários de Forma On-line: muitas empresas têm a prática de comemorar os aniversários, que tal utilizar uma plataforma on-line (Zoom, Skype etc) e fazer uma surpresa para o aniversariante, e/ou ainda instigar a equipe a gravar mensagens para o profissional e enviar no dia do aniversário? 
  6. Cartilhas com dicas sobre Home Office: você pode construir um guia com dicas sobre como ser produtivo mesmo atuando na modalidade Home Office. Nesse link há um artigo que escrevi sobre isso. 
  7. Divulgação de cases de sucesso do Home Office: depois de alguns dias na modalidade home office, você pode selecionar cases de pessoas que se adaptaram ao home office e fazer uma entrevista com as principais dicas do profissional.
  8. Implementar dicas de atividades para quem tem filhos pequenos: sabemos que trabalhar em casa com filhos pequenos é um grande desafio, então se a empresa puder disponibilizar dicas de atividades que possam ser feitas e como lidar com a situação, a empresa inclusive pode fazer parcerias com psicopedagogas, e/ou empresas especializadas em brincadeiras para gravar algumas dicas e enviar para os papais.
  9. Promover um Café On-line: sabemos que ficar isolado pode gerar alguns problemas de saúde mental, por isso você pode agendar um café on-line, ou no caso dos gaúchos um Chimarrão On-line apenas para trocar ideias sobre os projetos / clientes, e ainda, informar as pessoas sobre os próximos passos.
  10.     Criar uma rede de apoio: Muitas pessoas estão ansiosas com esse momento de isolamento, por isso se na sua empresa houver profissionais especialistas em saúde mental, preferencialmente psicólogos, procure estabelecer horários de atendimento on-line para os profissionais da empresa, pois essa ação pode ajudar as pessoas a se sentirem melhores.
  11. Incentivar que as pessoas aproveitem o tempo: caso os profissionais da sua empresa estiverem de férias, você pode organizar um material que seja enviado de forma on-line com dicas sobre o que fazer em casa para aproveitar o tempo, por exemplo, aproveitar para estudar / fazer cursos on-line, cuidar das plantas, dicas de leituras que sejam também importantes para a empresa, entre outros.
  12. Realizar uma pesquisa on-line com os profissionais para avaliação das ações de endomarketing e comunicação interna realizadas até o momento.
  13. Implementar o método cumbuca on-line: eu sou apaixonada pelo Método Cumbuca do Professor Vicente Falconi, e muitas vezes essa é uma forma de incentivar as pessoas a se desenvolverem.

Lembre-se você é o responsável por auxiliar a empresa a engajar e motivar os seus profissionais. Por isso, mantenha-se firme e consistente. 

Se você estiver de férias, aproveite para se qualificar e se preparar para o novo momento. Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática, mantivemos o preço promocional por mais uns dias para ajudar as pessoas e empresas. 

Ações de endomarketing para tempos incertos e de crise

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?