Como ser produtivo na modalidade home office?

23/03/2020

Nesse momento em função do Coronavírus muitas pessoas tiveram que migrar para a modalidade de trabalho home office e talvez algumas nunca tiveram essa oportunidade anteriormente, por isso elencamos algumas dicas bem práticas para que você consiga manter a sua produtividade, mesmo nessa modalidade.

1. Organize um espaço de trabalho: procure ter um espaço onde você possa realizar as atividades laborais e ter seus recursos necessários próximo de você. Ex.: computador, telefone, internet, agendas, acessos aos sistemas etc. 

2. Organize a sua agenda de trabalho com as prioridades / entregas: mantenha a sua rotina de trabalho, faça uma agenda das prioridades no dia anterior, eu sempre recomendo 15 minutos antes de finalizar o expediente, e tenha clareza sobre quais são as suas entregas nos próximos dias. Mantenha o afinco e o foco nas atividades que precisam ser executadas.

3. Vista-se como se você realmente fosse para a empresa: evite ao máximo ficar de pijama durante o horário de expediente, pois o simples fato de você se vestir como se você fosse para a empresa fará com que você se sinta mais motivado para realizar as entregas que você precisa fazer. Além disso, lembre-se que mesmo estando em casa você está trabalhando e tem que zelar pela sua imagem profissional.

4. Organize e alinhe a rotina com os demais familiares: organizar a rotina com os demais membros da família é essencial, pois home office não é férias e/ou momento de lazer. É importante inclusive organizar a rotina dos filhos para que eles possam manter os estudos e/ou atividades escolares, ter o momento das brincadeiras e das atividades lúdicas, mesmo nesse período de isolamento. 

5. Evite ficar nas redes sociais: muitas pessoas quando estão na modalidade home office acabam ficando muito tempo nas redes sociais, acessam durante vários momentos do horário de expediente, por isso procure estabelecer pequenas pausas que você utilizará para acessar as redes sociais e evite ficar visualizando somente notícias ruins.

6. Utilize ferramentas para aumentar a sua produtividade: muitas pessoas acabam ficando limitadas ao e-mail e telefone (whatsapp), mas se você realmente quer ser produtivo atuando no home office é importante utilizar ferramentas que possam proporcionar mais agilidade e flexibilidade, por exemplo, Trello (https://trello.com/), principalmente se você é líder e/ou gestor de alguma equipe; para fazer videoconferências a nossa favorita é a Zoom (https://zoom.us/pt-pt/meetings.html), compartilhamento de documentos e/ou arquivos Google Drive (https://www.google.com/intl/pt-BR_ALL/drive/) ou One Drive (https://onedrive.live.com/about/pt-br/).

7. Programe pequenas pausas durante o dia: pequenas pausas de até 5 minutos podem ser de grande importância para você se manter energizado e ativo.

Lembre-se que essa é uma oportunidade de você desenvolver novos hábitos e aprender a trabalhar de forma diferente. Aproveite a oportunidade e dê o seu melhor.

Para receber mais materiais como esse, inscreva-se nesse Canal do Telegram.

Como ser produtivo na modalidade home office?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?