7 vídeos indispensáveis para a liderança

14/07/2020

Mais do que nunca há a necessidade da liderança estar sempre atualizada, pois afinal as mudanças estão acontecendo de forma cada vez mais rápida, há novas modalidades de trabalho e também de negócios. Vivemos no mundo V.U.C.A., há diferentes gerações trabalhando juntas e os desafios da liderança são maiores.

É preciso lembrar que os tempos atuais exigem um Líder 4.0, ou seja, com profundo autoconhecimento, pleno domínio da inteligência emocional, visão sistêmica e entendimento de negócios, habilidades de comunicação e feedback, bem como conhecedor de estratégias para o desenvolvimento de equipes.

Diante disso, separei alguns vídeos que considero indispensáveis para a liderança atual, que trazem conteúdo de valor e mais do que isso que podem de fato auxiliar os líderes na busca do seu desenvolvimento:

  1. Carol Dweck - O poder de se acreditar que se pode melhorar: Nesse vídeo a pesquisadora apresenta a ideia de que é possível aumentar a capacidade do nosso cérebro para aprender e resolver problemas. A pesquisadora é responsável por apresentar os conceitos de mindset fixo ou mindset de crescimento. 
  2. Simon Sinek - Por que bons líderes fazem você se sentir seguro? Simon Sinek apresenta o verdadeiro papel do líder, mostra a importância de gerar segurança para que as pessoas possam de fato fazer o que precisa ser feito, e quando isso acontece, automaticamente, as pessoas escolhem seguir o líder. Segurança psicológica é um tema que ainda vamos ouvir muito.
  3. Roselinde Torres - O que é preciso para ser um grande líder? Depois de conduzir um estudo feito com 4 mil empresas, a autora apresenta as características dos líderes que estão prosperando. Apresenta a importância de moldar o futuro. 
  4. Celeste Headlee - 10 regras para você conversar melhorAlém de ser um dos TEDs mais bem humorados que eu já vi, as dicas de Celeste são preciosas para quem quer aprimorar a comunicação interpessoal. Vale a pena assistir várias vezes para lembrar o que é essencial.
  5. Dan Pink - A surpreendente ciência da motivação: Apresenta várias histórias e mostra que recompensas tradicionais não são tão eficientes quanto pensamos.
  6. Amy Edmondson - Como transformar um grupo de estranhos em uma equipe? Amy é responsável por cunhar o termo segurança psicológica, analisou mais de 50 equipes de trabalho e comprovou que quanto maior a segurança psicológica, maior é a zona de aprendizagem.
  7. Flávia Bernardi - Perguntas que todos os líderes deveriam fazer na entrevistaNesse vídeo apresento algumas dicas de perguntas que todos os líderes deveriam fazer numa entrevista para contratar novos profissionais para as suas equipes, são perguntas simples, mas que revelam muito sobre o profissional que irá atuar na empresa. 

Liderança é uma questão de escolha, ou você escolhe permanecer no mesmo estágio, e/ou você escolhe se desenvolver e evoluir como profissional. Quer evoluir mais rápido como líder? Inscreva-se no Programa de Desenvolvimento de Líderes e Gestores da MKF

7 vídeos indispensáveis para a liderança

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?