7 passos que um líder deve dar quando assume uma equipe herdada ou pronta

21/06/2022

Liderar é um desafio para a maioria das pessoas, afinal entender de pessoas, das suas particularidades, das suas dificuldades, não é algo que acontece do dia para a noite, e quando você assume uma equipe herdada geralmente mais desafios costumam se apresentar. 

Por que uma equipe herdada é diferente de uma equipe que você estrutura do zero? É simples, uma equipe herdada já tem o seu modus operandi, as pessoas costumam ter os seus padrões de trabalho estabelecidos e algumas vezes crenças fortes, tais como “sempre foi assim e funcionou”, ou seja, o líder é o integrante novo e ele é quem deve se adaptar, conhecer bem a equipe e realizar as mudanças necessárias. 

Um líder despreparado pode se deixar levar pela equipe e se perder facilmente sem se dar conta, inclusive pode gerar prejuízo para a empresa. Geralmente quando o líder está despreparado a equipe acaba “passando por cima”, não respeitando, não aceitando a sua liderança, e o pior o líder acaba sendo comandado pela própria equipe. 

Basicamente quando um líder assume uma equipe herdada precisa seguir 7 passos básicos

  1. Realizar o alinhamento sobre as expectativas de quem contratou você: Você precisa saber exatamente o que quem te contratou espera de você, ou seja, quais são as entregas que devem ser realizadas e em que prazos. Para isso recomendo que você agende uma reunião e inclusive tenha anotado os pontos relevantes das entregas necessárias. Esse alinhamento serve como uma diretriz para ter mais assertividade no dia a dia. 
  2. Conhecer as pessoas da sua equipe em profundidade: Nos seus primeiros dias de trabalho se preocupe em conhecer as pessoas na essência, agende uma reunião individual, saiba exatamente o que cada pessoa faz, quais as competências que possuem, quais as dificuldades que vêm enfrentando. Ou seja, nessa reunião é importante você saber quem é quem. Caso você tenha acesso a avaliações de desempenho, avaliações de perfil comportamental / asssements, dedique-se um tempo para ler e entender como cada pessoa funciona, isso vai tornar o seu trabalho mais fácil no dia a dia. 
  3. Desenvolver o planejamento da área: Depois de conhecer a equipe e ter clareza sobre quais as suas entregas, elabore um planejamento da área com os objetivos que você pretende atingir, estratégias, planos de ação e indicadores. Esse plano vai direcionar o trabalho das pessoas e trazer mais clareza sobre o papel de cada um. Caso haja algum projeto novo, identifique quem da equipe poderá se tornar responsável. 
  4. Implementar as mudanças na área / Reorganizar as atividades versus funções: Com o planejamento em mãos é hora de executar as mudanças, veja se é necessário mudar atividades entre as pessoas, redividir, reorganizar e/ou até mesmo demitir e contratar novas pessoas. 
  5. Realizar o alinhamento individual (expectativas versus resultados esperados): programe-se para realizar um alinhamento individual por escrito do que você espera de cada pessoa da sua equipe, esse alinhamento ajudará você a proporcionar feedbacks e dar orientações para cada um. 
  6. Instituir alguns rituais na equipe: Que tal criar uma reunião de equipe para acompanhar os resultados? Aqui a ideia é que você saiba o que cada pessoa está executando, se há alguma dificuldade e/ou alguma necessidade de informação de outra área. Lembre-se que as reuniões devem ser objetivas e não devem ser de um turno inteiro, pois isso pode tirar o foco do objetivo dessa reunião. Aqui também você pode pensar em encontros 
  7. Acompanhe as entregas dos profissionais: Tenha alguma sistemática para acompanhar as entregas dos profissionais e procure valorizar / reconhecer os profissionais que entregam as atividades conforme os cronogramas / prazos. 

Liderar costuma ser uma dificuldade para pessoas despreparadas, às vezes isso costuma causar inclusive desgaste emocional, desmotivação, e até mesmo a crença de “acho que estou no lugar errado”, "não nasci para liderar". O fato é que se o líder não tem um passo a passo, ele pode se perder, por isso se você está começando com uma equipe, implemente pelo menos esses sete passos. 

Agora se você quer realmente se destacar na liderança, participa do Programa de Desenvolvimento de Líderes e Gestores! A turma já está confirmada e as aulas são 100% on-line e ao vivo. 

 

Acompanhe mais dicas:

7 passos que um líder deve dar quando assume uma equipe herdada ou pronta

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?