Setembro amarelo: qual é a responsabilidade da empresa?

28/08/2019

Não é raro ouvirmos alguma notícia e/ou comentário sobre alguém que tirou a sua própria vida, dados divulgados no site do Movimento do Setembro Amarelo revelam que atualmente 32 brasileiros se suicidam diariamente, no mundo ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. O suicídio é a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos.

Por isso nos últimos anos, principalmente a partir de 2015 esse movimento tem ganhado força, inclusive há no calendário o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro), afinal, todos nós podemos atuar de modo preventivo para evitar uma morte e salvar vidas. 

Certamente, pessoas que cometem o suicídio passam por algum processo de dor e de dificuldades de lidar com determinadas situações e precisam de ajuda. A empresa em si não seria responsável por evitar os suicídios, mas sabemos que pensando na humanização, a empresa pode contribuir sim para evitar e às vezes as ações podem ser muito simples.

Então, o que a empresa pode fazer para ajudar as pessoas a evitarem suicídios?

  • Decoração especial durante o mês: decorar a empresa e/ou refeitório com balões amarelos e explicar que o amarelo significa cuidado / atenção.
  • Painel com dados sobre suicídio: apresentar dados e estatísticas sobre o que tem acontecido no Brasil.
  • Workshop com pessoas que superaram a depressão: Trazer pessoas que passaram por depressões profundas e conseguiram se superar, mostrar que a vida vale a pena.
  • Encontros  Mensais de Saúde: Promover durante o ano encontros, workshops com profissionais da área da saúde para abordar temas relacionados à saúde, depressão, enfim, quanto mais consciência as pessoas têm, pode-se desmistificar o fato do receio de buscar ajuda de profissionais especializados. Além disso, ao conhecer mais sobre o tema, os profissionais podem inclusive ajudar a identificar pessoas que estejam dando sinais de suicídio.
  • Promover momentos para abordar o tema Inteligência Emocional e Autoconhecimento: hoje em dia as pessoas acabam se comparando com outras em função das redes sociais e isso causa determinadas ilusões, por isso quanto mais as pessoas conhecerem o funcionamento da sua própria mente, mais podem se sentir preparadas para ajudar outros colegas de trabalho ou até da própria família.
  • Assistência psicológica e/ou convênios com profissionais da saúde: empresas podem estabelecer convênios com profissionais de saúde para permitir que todos os profissionais possam ter assistência psicológica, inclusive é importante desmitificar as interpretações existes sobre as terapias.
  • Momentos de bem-estar: realizar um calendário de ações para cuidados com as pessoas, oferecendo por exemplo oficinas de Yoga, oficinas de danças, atendimentos de Reiki, enfim, pode-se utilizar a criatividade e buscar parcerias para promover algo que ajude as pessoas a acalmarem a mente e colocarem suas energias em atividades positivas.
  • Caminhada da Vida e Piquenique: organizar uma caminhada das famílias dos profissionais da empresa e no final promover um piquenique. Afinal, quando melhoramos os relacionamentos entre as pessoas reduzimos o grau de ansiedade.
  • Campanhas para falar sobre o tema: que tal preparar um material explicativo que possa ser encaminhado também para a família? Inclusive é possível criar algo que fale sobre os sentimentos e emoções, importância de falar o que está sentindo.
  • Incentivo de uso de aplicativos de bem-estar: um dos aplicativos mais legais que eu mesma tenho recomendado é o PlenaMente do Michael Arruda, onde há áudios de auto-hipnose para acalmar a mente e promover um relaxamento profundo.
  • Mil e um motivos para viver? Por que a vida vale a pena? Desenvolver um painel onde as pessoas possam escrever de forma criativa e livre os motivos para viver. Você pode associar com a ideia do Bombril (mil e uma utilidades) e ter Mil e um Motivos para Viver.

Para informações adicionais sobre o movimento, veja o site: https://www.setembroamarelo.org.br

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