Ressignificação: lições de um inimigo invisível e a importância de aplicar técnicas de inteligência emocional para se manter bem

22/03/2020

Provavelmente nesse momento você está se questionando sobre o que vai acontecer, como é possível algo invisível causar tanto pânico, e ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas sejam obrigadas a darem um tempo. Uma pausa obrigatória que não se sabe se será de 15 dias, 20 dias, 30 dias, ou até mais. 

Já ouvi muitas pessoas clamando por tempo, e agora muitas têm esse tempo para se recolherem e tem a opção de ressignificar o seu tempo, suas vidas pessoais e profissionais, bem como seus valores. Algumas pessoas ainda não entenderam que esse tempo pode ser utilizado de forma inteligente para fazer escolhas melhores, ampliar a consciência e adotar novos padrões de comportamentos e até mesmo novas modalidades de trabalho. Outras pessoas já compreenderam e estão buscando aproveitar esse tempo para fazer esse exercício de olhar para si e buscar as respostas para indagações: qual é o meu propósito? como quero estar daqui 30 dias, 3 meses, 3 anos? 

Há anos trabalhando com o desenvolvimento humano sei que nesse momento muitas pessoas devem estar ansiosas, pois vivem o medo do futuro. 

Empreendedores, autônomos e profissionais liberais sentem a ansiedade e o receio do prolongamento do tempo em função de dependerem financeiramente dos seus trabalhos. Pessoas desempregadas sentem medo de não conseguirem a recolocação e muitas vezes se sentem ainda mais tristes pela incapacidade de conseguirem um trabalho. Algumas pessoas desesperadas correm para os supermercados por sentirem medo de ficar sem acesso aos alimentos. 

Enfim, é um misto de sentimentos e emoções que se confundem e tornam o ser humano ainda mais vulnerável, principalmente quando as emoções não são trabalhadas

O fato é que a ansiedade é uma emoção complexa, só existe quando permitimos que isso aconteça. Quando dominamos nossas emoções, dominamos nossos pensamentos e comportamentos, e é por isso que resolvi compartilhar algumas das inúmeras técnicas que ensinamos no curso de Inteligência Emocional na Prática:

  1. Respiração: que tal você parar alguns minutos (3 a 7 minutos) durante o seu dia e sentir realmente o ar que entra e o ar que sai das suas narinas? Pode parecer um exercício muito simples, mas quando respiramos enviamos oxigênio para o nosso cérebro e conseguimos processar melhor as informações. Em 2017 pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA) descobriram que um grupo de neurônios (complexo de preBötzinger) regula o equilíbrio entre a respiração e a atividade cerebral relacionada à calma e ao estresse.
  2. Escrita terapêutica: escrever sobre o que você está sentindo pode deixar você muito mais calmo. E é exatamente por isso que alguns livros possuem espaços para que você escreva o que está pensando. Mas você não precisa de um livro, pode utilizar folhas avulsas e/ou cadernos de anotações.
  3. Técnica da carta: que tal escrever cartas para você mesmo com mensagens positivas e que possam ser abertas daqui 30, 40 dias? Ou ainda, se você tem emoções reprimidas, por exemplo, raiva, escrever tudo no papel e depois rasgar essa carta com muita força.
  4. Técnica do perdão: muitas pessoas ficam apegadas a situações difíceis que vivenciaram e isso não permite que vivam novas situações, por isso convido você a exercitar o perdão, mesmo que as pessoas com as quais você teve situações de conflito, você pode imaginar a pessoa e dizer que a perdoa. Perdoar alivia o coração e aumenta a sua imunidade.
  5. Exercício do auto-amor: Kamal Ravikant, inventor do Vale do Silício curou uma doença grave e leve depressão quando percebeu a falta de auto-estima e passou a fazer o exercício do autoabraço e dizer para si mesmo “eu me amo”. Já que não podemos abraçar outras pessoas, faça o exercício de abraçar a si mesmo e se autovalorizar. Eu treino inúmeros líderes e equipes e sempre que possível faço esse exercício, é impressionante o número de pessoas que nunca disseram para si mesmas o quanto se amam.
  6. Mural da vida pessoal e profissional: que tal criar um mural com imagens que como será a sua vida daqui para frente? Esse mural pode se físico ou digital, não importa o formato, o importante é que você coloque imagens de como você se visualiza.
  7. Praticar a meditação e/ou auto-hipnose: se você está com dificuldades para relaxar e colocar os seus pensamentos em dia, que tal pesquisar no Youtube alguns áudios de meditação e auto-hipnose, ambos podem ajudar você a se conectar profundamente com você mesmo e com os seus propósitos.
  8. Invista o tempo disponível para ampliar o seu autoconhecimento e também o seu desenvolvimento pessoal: alguns anos atrás atravessamos uma crise econômica e a empresa na qual eu trabalhava fez flexibilização de jornada de trabalho, eu me joguei nos estudos e foi um tempo importante para que eu pudesse desenvolver os meus trabalhos do meu Mestrado. Que tal aproveitar esse tempo para investir em você? Leia mais, estude mais, faça uma mentoria para que você possa voltar mais fortalecido...
  9. Evite ficar acessando notícias ruins o tempo todo: o cérebro capta mais o negativo do que o positivo, se você ficar o tempo todo assistindo os noticiários, talvez você não tenha o Coronavírus, mas pode ficar tão triste e angustiado e desenvolver outras doenças, tais como depressão.
  10. Desafie os seus amigos a postarem notícias do bem e/ou a compartilharem algo legal que estão fazendo em suas casas. 
  11. Converse com outras pessoas (mesmo que de forma on-line): se você está se sentindo angustiado e/ou ansioso, procure conversar com outras pessoas, mesmo que de forma on-line, as conversas fazem com que você se sinta mais aliviado, e há muitos profissionais se oferecendo para ouvir e oferecer suporte.
  12. Pratique a gratidão: independente da sua crença e/ou religião aproveite esse tempo para agradecer a sua vida, sua trajetória, as pessoas que são importantes na sua vida, mande mensagens e/ou faça vídeo chamadas para pessoas que você não vê a um certo tempo.

A MKF é uma empresa feita por pessoas que acreditam na potencialização do que há de bom em cada ser humano, por isso pedimos que nos acompanhem nos próximos dias, pois estaremos compartilhando dicas valiosas, pois a nossa maior base é o conhecimento e sabemos que o conhecimento transforma as realidades. Esperamos poder contribuir com cada um de vocês nesses próximos dias.

Ressignificação: lições de um inimigo invisível e a importância de aplicar técnicas de inteligência emocional para se manter bem

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?