Reconhecimento por tempo de empresa

17/10/2019

Reconhecer as pessoas pela dedicação e o tempo de contribuição é altamente motivador e inspirador, uma vez que as pessoas gostam de pertencer, sentir-se parte, e ao mesmo tempo esse movimento do reconhecimento gera o fortalecimento da confiança na empresa e nas equipes de trabalho.

O reconhecimento pode acontecer conforme os critérios da empresa, mas é importante que se houver essa prática, que seja estabelecida uma política para não se tornar um fator de desmotivação futuramente. Para isso a empresa pode adotar ações mais simples ou complexas, dependendo do orçamento disponível.

Algumas das nossas sugestões:

  • Criar uma identidade visual e/ou nome para o programa de reconhecimento, e a partir daí fazer todas as demais peças de comunicação (teaser, convite, painéis etc).
  • Carta de reconhecimento e agradecimento no aniversário de 1 ano: muitas vezes as empresas reconhecem os funcionários nos 10, 15, 20 anos, porém quando o profissional completa 1 ano de empresa geralmente é um marco muito importante, pois foi um período de aprendizagem, adaptação e geração de resultados, assim é possível motivar ainda mais com uma carta de reconhecimento e agradecimento sinalizando os pontos positivos e as contribuições já realizadas.
  • Presentes especiais conforme o tempo de empresa: estabelecer um presente conforme o tempo de empresa, exemplo, 5 anos (jantar em um restaurante da região com os familiares), 10 anos (viagem nacional), 15 anos (viagem internacional), 25 anos (experiência escolhida pelo funcionário conforme verba disponível).
  • Vales-compras: Entregar vales-compras conforme o tempo de empresa, os vales podem ser relacionados também com os objetivos da empresa (saúde, beleza, conhecimento etc).
  • Cursos e/ou bolsas de estudos para o desenvolvimento profissional: Presentear com o conhecimento é sempre uma dádiva, pois é algo que o profissional sempre terá para si e poderá acrescentar ainda mais valor para a empresa.
  • Happy Hour: promover um momento descontraído para homenagear as pessoas que estão comprometidas com a equipe.
  • Cerimônia de homenagem para o funcionário e familiares: organizar uma cerimônia mais sofisticada e envolver os familiares também, pois sempre que há o envolvimento dos familiares sabemos que os profissionais se sentem ainda mais empoderados.
  • Placas e/ou certificados: entregar placas e/ou certificados conforme o tempo de empresa e valorizar esse momento falando sobre a importância de cada um.
  • Experiências Especiais: criar ou contratar os serviços de alguma empresa que proporcione experiências especiais, por exemplo, passeio de barco, velejar, jantar nas alturas, vôo de helicóptero, vôo de balão etc.
  • Mural com fotos: que tal um painel ou mural com fotos dos homenageados? A empresa pode investir numa parceria com um fotógrafo e inclusive fazer uma sessão de fotos para valorizar o profissional.
  • Vídeo com Depoimentos: Elaborar um vídeo com depoimentos de colegas, gestores, familiares etc para reforçar a importância do profissional e o seu comprometimento.
  • Pingente, Joia ou Relógio: Entregar um pingente, joia, relógio conforme o tempo de empresa.
  • Mensagem de Agradecimento ou Carta do presidente: escrever uma mensagem de agradecimento e ler para os integrantes da equipe.
  • Corredor da fama: Organizar um corredor da fama onde os homenageados possam marcar presença e/ou um espaço para exposição das fotos dos homenageados. 
  • Conheça a trajetória: apresentar a trajetória das pessoas, como elas entraram na empresa e como foram crescendo.
  • Livro ou Caderno com mensagens: Criar um livro personalizado ou um caderno especial, onde cada profissional da empresa possa escrever uma mensagem personalizada para o homenageado. A mensagem pode 
  • Caricaturas personalizadas: desenvolver caricaturas dos homenageados e entregar um quadro com o reconhecimento.

Há várias formas de reconhecer e homenagear os profissionais, o mais importante é lembrar que as pessoas são movidas por reconhecimento, e que hoje a ciência comprova o poder dos elogios. Que tal fazer a diferença e implementar nas práticas de endomarketing algum tipo de reconhecimento? Mesmo que o reconhecimento seja simples, tenha a certeza que marcará a vida dos profissionais para sempre.

Caso queira mais ideias, baixe o nosso E-book e inscreva-se no nosso canal do Telegram.

Se quiser aprender mais, inscreva-se no nosso curso on-line Endomarketing na Prática.

Artigo escrito por Flávia C. Bernardi

Reconhecimento por tempo de empresa

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?