Quer saber qual é a melhor ferramenta de gestão do tempo para você?

29/01/2019

Há muito tempo ministro o curso de Gestão do Tempo e Produtividade e muitas pessoas me perguntam: Qual é a melhor ferramenta de gestão do tempo? Eu conheço várias ferramentas e instrumentos que podem ser aplicados, e inclusive no meu curso apresento e faço as pessoas experimentarem, mas eu sempre reforço a importância de escolher um método que faça sentido para cada um e também não basta a ferramenta, você precisa ter disciplina para utilizá-la, a disciplina é o que mais conta nas transformações que você busca para a sua vida. Na minha percepção não existe uma ferramenta perfeita, mas sim, você precisa compreender qual é a sua lógica de trabalho e organização. 

Muitas vezes uma boa organização faz com que a pessoa resolva boa parte dos seus problemas de gestão do tempo. Eu costumo sempre buscar novos métodos, ferramentas etc, e para mostrar o quanto realmente não existe uma única forma de gerenciar o tempo, fiz questão de selecionar alguns livros para ajudar as pessoas que eventualmente não conseguem ter tempo para fazer o curso, mas querem melhorar o seu dia a dia, então vamos lá:

  • Vida Organizada da Thais Godinho - Eu gosto muito do trabalho da Thais, tem consistência e ela apresenta ferramentas que ela utiliza, assim como eu, eu não gosto de ensinar algo para as pessoas que eu não utilize. Então tudo o que eu apresento no meu curso, eu testei antes, e selecionei o que faz mais sentido para mim. 
  • A Arte de Fazer Acontecer do David Allen - Esse está entre os livros mais vendidos do mundo, eu aprecio muito a metodologia GTD, que ensinada por David Allen. Destaco um trecho do livro que sempre ficou na minha memória: você não gerencia cinco minutos para acabar com seis, você não gerencia prioridades, você as tem. Qual é a sua grande prioridade, qual o projeto que mais faz sentido para você? 
  • A Hora Extraordinária de Lilian Bertin - Esse livro é bem light, gostoso de ler, com dicas práticas e sutis, é um convite para escrever seus pensamentos e fazer acontecer.
  • Mais Rápido e Melhor do Charles Duhigg - Esse livro é para ajudar a quebrar paradigmas, mostra bem a diferença entre pessoas ocupadas e produtivas, utiliza conceitos da neurociência, psicologia e economia comportamental.
  • Trabalho Organizado da Thais Godinho - Esse livro também é bem prático da mesma autora citado anteriormente, aqui Thais aborda reuniões, utilização de ferramentas como Whats, E-mail etc. 
  • 60 Estratégias Práticas para Ganhar Mais Tempo de Christian Barbosa - Em suas palestras, aulas etc, Christian sempre comenta sobre a sua vida como executivo, foi um dos mais jovens profissionais certificados pela Microsoft aos 15 anos, ele comenta que viu a necessidade de gerenciar melhor o seu tempo depois de problemas de saúde causados por estresse. O livro é bem prático e rápido de ler.
  • Assumindo o controle do seu tempo da HBS - Eu simplesmente adoro os materiais de Harvard, sempre muito consistentes, nesse caso, esse livro apresenta formas de lidar com excesso de informações e como fazer de cada reunião um evento importante.
  • Listomania da Paula Rizzo - As listas nos ajudam muito a gerenciar o tempo, por isso esse livro nos ajuda a fazer listas melhores, pois nem sempre as pessoas fazem boas listas e por vezes acabam esquecendo do que é mais importante.
  • Comece pelo mais díficil do Brian Tracy - Brian Tracy é um ícone do coaching, nesse caso esse livro tem várias abordagens indiretas de coaching, também tem a pretensão de fazer a pessoas sairem do statusquo e buscarem as mudanças para superar a preguiça e ser mais produtivo.
  • Tempo, Talento e Energia de Michael Mankins e Eric Garton - Esse livro tem o enfoque mais organizacional, faz você pensar nas estratégias para tornar a equipe como um todo produtiva, é o típico livro que recomendo a aplicação do método Cumbuca do Prof. Falconi (que também uma referência para mim).
  • Primeiro o Mais Importante do Stephen R. Covey - O grande legado desse livro é como você desenvolve o foco, afinal hoje em dia é tão fácil você perder o foco e por vezes esquecer seus objetivos mais importantes. 

Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de estudar, aprender e compartilhar, e novamente estamos com uma nova turma de Gestão do Tempo e Produtividade, o mesmo curso pode ser levado para a sua organização na modalidade in company e/ou numa versão resumida como uma palestra. Se você gostou dessas dicas e quer receber mais informações, assine nossa newsletter e/ou entre em contato diretamente comigo: flavia.bernardi@mkfsolucoes.com.br

 

Quer saber qual é a melhor ferramenta de gestão do tempo para você?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?