Que tal uma SIPAT recheada de conteúdos?

01/10/2019

Estamos num período que tradicionalmente muitas empresas desenvolvem a famosa SIPAT.  SIPAT é a sigla utilizada para descrever a “Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, sua obrigação está prevista no artigo 5.16 alínea “o” da NR 5. Muitas vezes em função das demais atividades exercidas pelas pessoas que compõem a CIPA faltam ideias do que pode ser desenvolvido junto às equipes.

Como o próprio nome já diz, a ideia é prevenir os acidentes de trabalho, por isso a SIPAT deve contemplar ações nesse sentido e sempre recomendamos que seja atrativa, que se utilize o princípio AIDA - Atenção, Interesse, Desejo e Ação em todas as comunicações,  para envolver o máximo de participantes possíveis, por isso é importante ter criatividade a cada ano.

Algumas dicas de ações que você pode aplicar na sua empresa:

  • Apresentação de mini peças de teatro: o teatro é uma forma lúdica de falar sobre assuntos sérios e com a descontração as pessoas conseguem absorver mais os conteúdos apresentados. Exemplo: uso dos EPIS, como guardar e conservar, como evitar os acidentes de trabalho, impactos dos acidentes na vida das pessoas;
  • Avaliação médica: que tal promover um dia de avaliação para checar como está a saúde de cada funcionário? Algumas doenças apresentam sintomas e às vezes as pessoas não se dão conta e poderiam tratar antecipadamente, evitando problemas mais graves ou até mesmo afastamentos do trabalho. Vale a pena levar médicos para falar sobre temas que às vezes impactam inclusive no absenteísmo. Palestras sobre depressão, burn out, diabetes, doenças sexualmente transmissíveis e outros temas são sempre propícios. 
  • Palestras educativas sobre temas que envolvem Qualidade de Vida, Trabalho em Equipe, Segurança no Trabalho, Bem Estar, Inteligência Emocional, Orçamento Familiar, Alcoolismo, Tabagismo. Todos esses temas são de interesse dos profissionais e estão em alta nos dias de hoje. A nossa equipe tem várias palestras que se encaixam na SIPAT, caso tenha interesse, escreva para flavia.bernardi@mkfsolucoes.com.br
  • Aulas especiais de ginástica laboral e/ou danças:  mostrar para as pessoas a importância de uma atividade física para garantir bem estar,
  • Aula prática sobre prevenção de incêndios com equipe especializada e/ou de primeiros socorros.
  • Blitz da segurança: realizar visitas em cada setor e apresentar as dicas básicas de segurança no trabalho e também na vida pessoal (segurança no trânsito, na direção, na residência, segurança dos filhos etc).
  • Avaliação nutricional: realizar uma parceria com nutricionista para avaliar todos os profissionais que tiverem interesse e promover um workshop com dicas de alimentação saudável.
  • QUIZZ das normas de segurança da empresa com direito a presentes especiais para quem acertar as perguntas.
  • Sessões de massagem para relaxamento da equipe.
  • Aula de meditação com o ensinamento de técnicas simples que podem ser realizadas por qualquer pessoa.
  • Rodas de debate sobre segurança no trabalho: você pode inclusive fazer um dado gigante onde cada parte do dado é um tema e o próprio grupo joga o dado e fala sobre o tema.
  • Caça ao tesouro da segurança: que tal promover um grande caça ao tesouro com pistas espalhadas pela empresa com dicas de segurança e presentes surpresas. As equipes costumam gostar muito.
  • Game relacionado com o propósito da empresa com prêmios especiais para quem atinge os resultados.

Enfim, há vários temas que podem ser abordados na SIPAT, é importante conhecer a demanda da própria equipe e da empresa e levar assuntos que sejam de interesse do grupo e que realmente possam ser aplicados no dia a dia.

Se quiser aprender mais, inscreva-se no nosso curso on-line Endomarketing na Prática e/ou inscreva-se no nosso canal do Telegram

Que tal uma SIPAT recheada de conteúdos?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?