Qual é o seu IKIGAI?

26/02/2019

No ano passado tive a oportunidade de assistir uma palestra de uma executiva japonesa e quando ela falou sobre Ikigai, eu simplesmente me apaixonei e pela minha natureza curiosa passei a ler muito sobre o tema. É incrível como podemos aprender com outras culturas e podemos fazer escolhas de colocar em prática aquilo que aprendemos.

Ikigai é uma filosofia de vida, o motivo pelo qual você acorda todas as manhãs. O Ikigai pode ser traduzido para razão de ser, ou então, de uma forma mais simplificada: propósito. 

Ao ler o livro de Mogi descobri que há cinco etapas para o ikigai:

  1. Começar pequeno
  2. Libertar-se
  3. Harmonia e sustentabilidade
  4. A alegria das pequenas coisas
  5. Estar no aqui e agora

Não é fantástico tudo isso? Descobri que todos nós podemos construir um ikigai, basta entendermos qual é o nosso propósito, as razões pelas quais fazemos o que fazemos. Novamente ao conhecer esses cinco passos passei a refletir sobre o meu ikigai, sobre o ikigai da minha empresa e de todas as organizações que eu tenho oportunidade de atuar.  

Outro dado que me chamou atenção foi que num estudo com 50 mil pessoas, Õsaki descobriu que em comparação a quem encontrou a sensação de ikigiai, os que não encontraram tinham mais chances de não estarem casados, de não terem emprego, de terem nível educacional mais baixo, de terem alto nível de estresse, entre outras coisas, ou seja, mais uma vez fica evidente que todos nós precisamos estabelecer um propósito. 

Coincidentemente, dias depois de ter visto a palestra da executiva li um livro sobre a importância das metas, e nesse livro, o autor destacava que o propósito é o caminho mais direto para o poder, ou seja, quanto mais clareza você tem do seu propósito, maior a sua chance de alcançar seus objetivos e metas. Desta forma, eu desafio você a pensar sobre o seu propósito: Qual é o seu Ikigai?

Qual é o seu IKIGAI?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?