Quais os livros indicados para desenvolver a liderança?

25/10/2018

Liderar é um desafio e infelizmente não há uma maneira única e certa e/ou uma receita que possa ser aplicada em todas as empresas, mas há alguns norteadores que se aplicados podem auxiliar e muito as organizações. Como atuamos fortemente com o desenvolvimento de executivos e líderes, por meio do coaching e de treinamentos, muitas pessoas nos solicitam frequentemente indicações de livros e/ou artigos que possam auxiliar no desenvolvimento da liderança. 

Assim, resolvemos listar algumas sugestões:

Pipeline de Liderança: Esse livro é super indicado para empresas que precisam pensar e/ou definir os seus sucessores. Já tivemos a oportunidade de conhecer Ram Charan pessoalmente e sabemos da consistência do seu trabalho. Nesse livro, o pipeline é um funil que apresenta as transições pelas quais o líder deve passar: inicialmente deve ser líder de si mesmo, depois líder dos outros, líder de líderes, líder funcional, líder de negócio, líder de grupo, e então líder corporativo. O Pipeline de Liderança apresenta alguns norteadores até mesmo para a construção de treinamentos e/ou desenvolvimentos de líderes.

Empatia Assertiva: Hoje em dia as empresas estão muito preocupadas com o conceito de humanização, quando na realidade deveriam se preocupar com a empatia, se todos os líderes e equipes tivessem o senso e aplicassem a empatia no dia a dia, metade dos problemas estariam resolvidos. Esse livro foi escrito por Kim Scott (ex-executiva da Google e da Apple), é simplesmente maravilhoso, traz uma visão bastante prática com exemplos e histórias que mostram "como fazer". Há alguns vídeos interessantes da autora, destacamos essa entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=AH6wnWFedvQ

Know-How: as 8 competências que separam os que fazem dos que não fazem: Esse livro também é do Ram Charan,  apresenta de maneira direta e prática as competências que os líderes devem ter: posicionar a empresa; identificar mudanças externas; fazer com que as pessoas trabalhem juntas; avaliar pessoas; moldar equipes; estabelecer objetivos; fixar prioridades e enfrentar forças externas. Para conhecer Ram Charan, veja esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=YdVTzXFPJns

*O Oitavo Hábito da Eficácia à Grandeza: Covey nos presentea com os hábitos que devemos cultivar: ser pró-ativo; começar com o objetivo em mente; entender que primeiro o mais importante; pense ganha-ganha; procure compreender para depois ser compreendido; crie sinergia; afine o instrumento, e por fim, encontre a sua voz interior e inspire os outros a encontrarem a deles.

Obrigado pelo Feedback: Feedback é um problema para a maioria das pessoas e empresas, na realidade, a ausência dele é o maior problema. De forma geral, as pessoas têm medo de dar e receber feedback, e esse livro nos apresenta algumas reflexões e dicas de como proceder, além disso serve para todos, pois os autores nos ensinam a tirar o melhor dos comentários dos gestores, amigos, familiares etc.

Sustentabilidade da liderança: Esse é um livro prático para quem quer se manter como líder, apresenta várias ferramentas para serem aplicadas conforme o contexto. Desperta a atenção o fato dos autores escreverem um capítulo somente sobre "tempo", que é um dos gaps da maioria dos líderes.

Se você quer se desenvolver como líder acompanhe as nossas redes sociais e participe da nossa palestra gratuita no dia 06/12/2018 (Liderar é Conectar). Em breve divulgaremos informações adicionais e o link para as inscrições.

Quais os livros indicados para desenvolver a liderança?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?