Por que a sua empresa precisa de um Código de Cultura?

21/11/2019

Cultura compreende o dia a dia da empresa, o que a empresa faz e vive diariamente, envolve os comportamentos e a mentalidade das pessoas que fazem parte da empresa.

Hoje está muito comum a prática do desenvolvimento de um Culture Code ou Código de Cultura. É importante esclarecer que muitas vezes esse código nasce a partir da mentalidade do proprietário da empresa e em outros casos essa cultura nasce de maneira informal, de uma forma não controlada a partir dos grupos que fazem parte da organização. 

O código de cultura passou a ganhar relevância quando em 2009 a Netflix divulgou amplamente o seu Culture Code. A partir daí muitas empresas começaram a substituir o famoso Manual de Integração pelo Culture Code, que não necessariamente precisa ser em formato de guia ou manual, pode ser inclusive desenvolvido em outros formatos (vídeos e/ou apresentações). O importante é que esteja sempre presente de alguma forma e disponível para as pessoas.

O Código de Cultura centraliza as informações da empresa, mostra como ela funciona no dia a dia, reflete os valores ou princípios, falas, posturas da empresa diante das situações, é praticamente um manifesto. O código de cultura também serve para atrair novos profissionais que tenham alinhamento com o fit cultural da empresa. 

O fit cultural compreende o alinhamento dos pensamentos do profissional e da empresa. Hoje não tempo para perder com contratações erradas. O código de cultura serve como um guia e se torna o parâmetro para determinar o que é certo ou errado dentro da organização.

Afinal, o que um código de cultura precisa ter?

  • O código da cultura precisa contemplar qual é o Ikigai da empresa, ou seja, a sua razão de existência / propósito. 
  • Para tanto, sugere-se que a empresa responda as seguintes perguntas: O que a empresa acredita?  O que a empresa pratica? O que a empresa valoriza?
  • O código deve contemplar as crenças e valores organizacionais. É importante que a empresa detalhe o significado de cada um dos seus valores para ficar claro para cada pessoa quais são as expectativas.
  • Além disso, recomenda-se colocar o que a empresa espera do seu profissional (o que pode e não pode acontecer).

Qual é o formato ideal de um código de cultura?

Não há um formato ideal, a empresa pode optar por desenvolver o código de cultura num documento, apresentação e/ou vídeo. O importante é que todos os funcionários tenham acesso a esse código de cultura. Há muitas empresas que divulgam o código de cultura para os públicos externos, tais como Netflix, RD Station, Rocket Content, então você pode se inspirar nessas empresas.

Não necessariamente a empresa precisa ser de grande porte para ter um código de cultura, clique aqui e baixe o nosso código de cultura para te inspirar a criar o código da sua empresa.

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