Por que a Gratidão não deve ser apenas uma moda?

07/02/2019

Mais do que nunca temos visto as pessoas escreverem em suas redes sociais #gratidão. Entretanto, há muitas críticas sobre o uso dessa palavra, alguns chegam a comentar que é uma “moda”. O fato é que existe uma falta de entendimento sobre o seu significado. 

Em alguns processos de coaching costumamos pedir para que as pessoas nos digam as razões pelas quais são gratas e muitas vezes é comum as pessoas se surpreenderem e se darem conta do que é mais importante na sua vida (as prioridades): saúde, família, filhos, o próprio fato de respirar, sentir e viver. 

É comum nos darmos conta da importância de algo ou alguém quando não a temos mais, por isso praticar a gratidão pode ser uma forma de valorizar e reconhecer aquilo que é mais importante. E eu até diria: ao praticar a gratidão nos tornamos pessoas melhores. Às vezes um simples abraço dá mais sentido e nos faz reconhecer e sentir a verdadeira felicidade, eu não preciso pensar que fazer algo extraordinário precisa ser algo muito díficil. 

O fato é que tudo isso que estou escrevendo pode parecer muito filosófico, mas estudos científicos mostram que ser grato tem impacto na saúde física e mental. Em 2003 um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology mostrou que:

  • Pessoas que sentem gratidão não ficam doentes com tanta frequência.
  • A gratidão leva a emoções positivas e melhora a vida social.

Talvez você esteja pensando, mas como posso praticar a gratidão? Costumo praticar e ensinar um exercício muito simples: quando acordo sempre me pergunto: Por que esse dia vai valer a pena? No final do dia: Por que valeu a pena? Todos os dias tenho uma razão muito forte para sentir e vivenciar a gratidão.

Algumas pessoas costumam escrever diários, outras famílias ensinam a gratidão aos seus filhos por meio do pote da gratidão, onde todos os dias as pessoas escrevem as razões pelas quais se sentem gratas! Enfim, não importa a forma, o importante é praticar a gratidão da forma que faça sentido para você e não deixar que essa expressão seja apenas uma palavra da moda.

Por que a Gratidão não deve ser apenas uma moda?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?