Podcast como ferramenta de endomarketing e comunicação interna

27/02/2020

Você já ouviu falar sobre podcast? O podcast geralmente é um conteúdo disponibilizado no formato de áudio, disponibilizando no Spotify, iTunes entre outros.  Basicamente é como se fosse um programa de rádio sobre determinado assunto, dividido em episódios. Antigamente utilizávamos a rádio interna e hoje é possível desenvolver um podcast para divulgar informações importantes, conectar os profissionais da empresa, mesmo aqueles que atuam em unidades distintas e/ou até mesmo aqueles que não têm uma base fixa. 

Como você pode implementar o podcast do zero?

  1. Primeiro defina qual é o objetivo do seu podcast.
  2. Defina o nome do podcast.
  3. Defina um planejamento dos conteúdos que serão trabalhados / sequência lógica.
  4. Defina o padrão de comunicação e a linguagem que você utilizará: analise bem o seu público interno e estabeleça algumas expressões e/ou forma de linguagem que deverá ser adotado. 
  5. Defina os porta-vozes do podcast: haverá um único porta-voz ou mais de um porta-voz, qual será o formato (entrevistas e/ou conteúdos falados) e frequência? 
  6. Crie uma vinheta de início para que as pessoas reconheçam que é o podcast da empresa.
  7. Divulgue para a equipe interna.
  8. Defina um roteiro de cada episódio que deve ser seguido para que o podcast se torne forte / tempo de duração, o ideal é que sejam conteúdos de interesse do público (não pode ser algo chato...).
  9. Mantenha a frequência de conteúdos.
  10. Lembre-se de checar com a equipe as percepções sobre conteúdos / formato.

Um dos artigos da Você S.A cita alguns exemplos de empresas já estão utilizando o podcast como um canal de comunicação interna, por exemplo, a Novartis, cujo objetivo do podcast é aproveitar o tempo de deslocamento dos profissionais que visitam médicos e operadoras de saúde. Os programas têm duração de 10 minutos e outros mais curtos de 3 minutos, e os conteúdos envolvem mesas-redondas com líderes, dicas de profissionais que estão em trânsito constante etc. A Mapfre é outro exemplo citado no artigo, inicialmente lançou cinco episódios de 30 minutos com entrevistas com profissionais sobre inovação, e deu tão certo, que fez uma segunda série de episódios com o tema planejamento estratégico da empresa para 2021.

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