Provavelmente você deve estar desenvolvendo o planejamento de endomarketing para 2020, se já não o fez. Planejar as ações e campanhas de endomarketing são essenciais por dois motivos: atingir os objetivos propostos e otimizar o uso de verba / investimento.
O endomarketing deve ser estratégico, ou seja, estar vinculado diretamente com o que a empresa quer atingir e proporcionar que os profissionais da empresa possam se sentir engajados.
Sempre que falamos de planejamento de endomarketing, devemos observar qual é o planejamento estratégico da empresa, onde ela quer chegar, pois dessa forma, vamos pensar e estruturar ações alinhadas com o planejamento da empresa.
Vejo muitas empresas com ações desalinhadas, realizando ações isoladas relacionadas apenas com as datas comemorativas, e esquecem de reforçar qual é o propósito da organização, onde pretendem chegar e como farão para atingir os seus objetivos.
Por isso, resolvemos dar algumas dicas práticas de como você pode fazer para desenvolver o planejamento endomarketing de 2020 de forma estratégica e alinhado com o planejamento estratégico da empresa:
- Faça uma avaliação (balanço) do ano de 2019, quais as ações e campanhas que geraram impacto positivo junto ao seu público e reforçaram os valores da sua empresa? Quais ações geraram resultados e/ou contribuíram para ressignificar e/ou fortalecer o pensamento estratégico da empresa? Quais ações fizeram com que as pessoas se sentissem parte da empresa? Como os funcionários percebem a marca da sua empresa?
- Faça uma análise dos canais de comunicação atuais (identidade, funcionalidade, taxa de leitura etc), veja se não é a hora de contemplar a modernização dos mesmos.
- Contemple no planejamento ações de relacionamento (momentos de trocas entre as pessoas) e de comunicação interna. Pense estrategicamente em como potencializar o relacionamento entre as pessoas da empresa, de forma a potencializar o trabalho em equipe. Sempre gosto de sugerir o mapeamento de conhecimentos que há na organização e a criação de momentos formais para troca de experiências / aprendizagem com a própria equipe interna.
- Reveja os seus materiais impressos e online. Será que há a necessidade de atualizações para 2020? Contemple orçamento para isso.
- Envolva pessoas com visão estratégica para que elas possam contribuir com o seu planejamento! Não se apegue na construção do planejamento de forma isolada, procure ouvir outras pessoas, às vezes as melhores ideias vêm de pessoas que não atuam na área.
- Coloque as ideias no papel (você pode fazer um esboço inicial do planejamento com post its, ou então, colocar no formato de apresentação e/ou planilha), o importante é documentar, registrando (o que será feito, como será feito, quem fará?, custos / investimentos etc) para que você possa ter uma ideia do todo. Estabeleça indicadores para a área de endomarketing, que possam ser eficazes para mostrar a importância do mesmo.
- Lembre-se de aprovar com a alta gestão e buscar o comprometimento dos mesmos com a participação e reforço das mensagens. Sem liderança, endomarketing não funciona.
- Crie um arquivo para guardar sugestões / ideias para os anos seguintes.
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