Planejamento de endomarketing para 2020

20/11/2019

Provavelmente você deve estar desenvolvendo o planejamento de endomarketing para 2020, se já não o fez. Planejar as ações e campanhas de endomarketing são essenciais por dois motivos: atingir os objetivos propostos e otimizar o uso de verba / investimento.

O endomarketing deve ser estratégico, ou seja, estar vinculado diretamente com o que a empresa quer atingir e proporcionar que os profissionais da empresa possam se sentir engajados.

Sempre que falamos de planejamento de endomarketing, devemos observar qual é o planejamento estratégico da empresa, onde ela quer chegar, pois dessa forma, vamos pensar e estruturar ações alinhadas com o planejamento da empresa.

Vejo muitas empresas com ações desalinhadas, realizando ações isoladas relacionadas apenas com as datas comemorativas, e esquecem de reforçar qual é o propósito da organização, onde pretendem chegar e como farão para atingir os seus objetivos.

Por isso, resolvemos dar algumas dicas  práticas de como você pode fazer para desenvolver o planejamento endomarketing de 2020 de forma estratégica e alinhado com o planejamento estratégico da empresa:

  1. Faça uma avaliação (balanço) do ano de 2019, quais as ações e campanhas que geraram impacto positivo junto ao seu público e reforçaram os valores da sua empresa? Quais ações geraram resultados e/ou contribuíram para ressignificar e/ou fortalecer o pensamento estratégico da empresa? Quais ações fizeram com que as pessoas se sentissem parte da empresa? Como os funcionários percebem a marca da sua empresa?
  2. Faça uma análise dos canais de comunicação atuais (identidade, funcionalidade, taxa de leitura etc), veja se não é a hora de contemplar a modernização dos mesmos.
  3. Contemple no planejamento ações de relacionamento (momentos de trocas entre as pessoas) e de comunicação interna. Pense estrategicamente em como potencializar o relacionamento entre as pessoas da empresa, de forma a potencializar o trabalho em equipe. Sempre gosto de sugerir o mapeamento de conhecimentos que há na organização e a criação de momentos formais para troca de experiências / aprendizagem com a própria equipe interna.
  4. Reveja os seus materiais impressos e online. Será que há a necessidade de atualizações para 2020? Contemple orçamento para isso.
  5. Envolva pessoas com visão estratégica para que elas possam contribuir com o seu planejamento! Não se apegue na construção do planejamento de forma isolada, procure ouvir outras pessoas, às vezes as melhores ideias vêm de pessoas que não atuam na área.
  6. Coloque as ideias no papel (você pode fazer um esboço inicial do planejamento com post its, ou então, colocar no formato de apresentação e/ou planilha), o importante é documentar, registrando (o que será feito, como será feito, quem fará?, custos / investimentos etc) para que você possa ter uma ideia do todo. Estabeleça indicadores para a área de endomarketing, que possam ser eficazes para mostrar a importância do mesmo.
  7. Lembre-se de aprovar com a alta gestão e buscar o comprometimento dos mesmos com a participação e reforço das mensagens. Sem liderança, endomarketing não funciona.
  8. Crie um arquivo para guardar sugestões / ideias para os anos seguintes.

Caso você queira modelos de planejamento de endomarketing, inscreva-se no nosso curso online Endomarketing na Prática.

Planejamento de endomarketing para 2020

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?