Perguntas de Coaching que todos os líderes devem dominar…

12/11/2019

Mais do que nunca sabemos que hoje o líder deve atuar como um Coach, conduzindo a sua equipe através de perguntas inteligentes e instigantes que gerem o movimento que a empresa precisa ter para atingir os seus objetivos.

Como líderes basicamente devemos transformar o coaching num hábito diário. Estudo da Universidade Duke revelou que pelo menos 45% do nosso comportamento quando estamos acordados segue hábitos, ou seja, se fizermos do coaching um hábito, fará parte do nosso dia a dia.

O coaching é baseado em perguntas e ações. Dificilmente um coaching é eficaz quando não te coloca em ação. Então, imagine um líder como Coach, é aquele líder que fará a equipe pensar e colocará todos em ação.

Para tanto, precisamos aprender a perguntar da forma correta e isso exige muito treino. É preciso praticar todos os dias para não esquecer.

Michael Stanier apresenta um método com 7 perguntas que todos os líderes deveriam dominar:

  1. Pergunta de arrancada: é uma pergunta para iniciar a conversa, pode ser algo como “No que você está pensando?”, essa pergunta não é aberta e ampla demais, nem específica e limitante, ou seja, ajuda o profissional a trazer realmente os seus pensamentos para a conversa e/ou até mesmo apresentar suas ideias para determinadas situações. Junto com essa pergunta, pode-se utilizar o Modelo 3P (Projetos, Pessoas e Padrões). No que você está pensando sobre esse projeto? No que você está pensando sobre as pessoas? No que você está pensando sobre padrões? Depois que vierem as respostas, o líder pode questionar: Se fosse essa a questão, qual seria o desafio?
  2. Pergunta OQM: O OQM é um acrônimo para “O que mais?” Essa mesma pergunta pode ser modificada para “Mais alguma coisa?” Ou adaptada para “O que mais você gostaria de fazer?”
  3. Pergunta do Foco: Muitas pessoas perdem o foco facilmente por isso, podemos perguntar de forma objetiva  e direta: Qual é o verdadeiro desafio para você?  Inclusive há uma pesquisa de 1997 que comprova que quando utilizamos a expressão PARA VOCÊ, as respostas são descobertas com mais rapidez e precisão.
  4. Pergunta de Base: A pergunta de base tem relação direta com a responsabilidade. Dessa forma, você pode perguntar: “O que você quer?”
  5. Pergunta Preguiçosa: Essa pergunta é super simples, mas não menos importante: Como eu posso ajudar? Essa pergunta ajuda o profissional (funcionário) a solicitar algo de forma clara e direta, e ajuda para que você não acredite que tem a solução mágica e/ou a melhor resposta.
  6. Pergunta Estratégica: Algumas pessoas têm dificuldades para priorizar, por isso recomendamos essa pergunta. Ao dizer Sim a isto, a que você estará dizendo Não?
  7. Pergunta do Aprendizado: O que foi mais útil para você?

Lembre-se: Como diz Clayton Christensen  “como líder é importante ter em mente que sem uma boa pergunta, não há lugar para uma boa resposta.”

Esse artigo foi escrito com base no livro “Faça do Coaching um hábito: fale menos, pergunte mais e mude seu estilo de liderança" de Michael Bungay Stainer”.

Artigo escrito por Flávia Bernardi.

Perguntas de Coaching que todos os líderes devem dominar…

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?