O que um líder deve saber sobre a sua empresa?

10/02/2020

Não é raro os líderes ou gestores se perderem nas suas trajetórias, às vezes pela ansiedade em gerar resultados rápidos, às vezes por serem jovens demais na empresa e/ou no segmento de atuação. Em alguns momentos vejo líderes que querem implementar práticas de outras organizações com base em suas experiências anteriores sem analisar o ambiente e/ou o negócio no qual estão inseridos, entre tantos outros motivos que fazem com que as pessoas não consigam chegar nos resultados desejados, e inclusive se sintam frustrados.

O fato é que todos os líderes devem ter clareza sobre o seu papel enquanto líder. Para que um líder possa se destacar, inspirar pessoas, e ainda, gerar resultados, precisa conhecer profundamente sobre pessoas e também sobre o negócio da empresa. 

Na sequência apresento dicas práticas para que você como "líder" possa se aprofundar sobre pessoas e também sobre os negócios da empresa:

1. Pratique a escuta ativa e demonstre interesse genuíno: escute as pessoas (independente de cargo e/ou função), observe os seus comportamentos, aprenda que cada pessoa é distinta e é movida por algo diferente. Quando conversar com alguém, procure demonstrar interesse genuíno, ou seja, faça perguntas sobre como elas estão se sentindo, quais são as suas expectativas etc.

2. Treine humildade e não queira saber tudo: quando treinamos humildade e demonstramos curiosidade pelo que as pessoas estão nos trazendo, conseguimos aprender e muitas vezes encontramos as melhores soluções onde nem imaginamos. 

3. Conheça e se aprofunde no modelo de negócios da empresa: estude e pesquise tudo o que você puder sobre o modelo de negócios da empresa, quais os principais clientes, o que faz com que os clientes queiram comprar os produtos ou serviços da sua empresa e não da concorrência, quais os principais fornecedores, quais as dificuldades, quais os principais números do negócio (faturamento, lucro, EBITDA, endividamento, rotatividade de pessoas), quais os diferenciais, conheça detalhadamente os produtos e serviços, procure ser muito curioso sobre o negócio, pois muitos líderes conhecem superficialmente as empresas nas quais trabalham e isso muitas vezes faz com que eles fiquem estagnados nas suas carreiras.

4. Pratique o networking e conheça sobre as outras áreas da empresa: conheça os líderes das demais áreas, procure trocar ideias com as pessoas de outras áreas, pratique a boa vizinhança, almoce com seus pares para que você possa compreender quais as dificuldades e potencialidades das áreas dos mesmos. Trabalhe em equipe com outros líderes.

5. Esteja atento às tecnologias: todos os dias podemos encontrar uma forma diferente de fazer o mesmo trabalho que fazemos e a tecnologia é uma grande aliada nesse sentido, por isso todos os dias temos que estar atento as possibilidades que as tecnologias apresentam.

6. Conheça-te a ti mesmo: invista tempo e busque desenvolver o seu autoconhecimento, quanto mais nos conhecemos, melhor lidamos com os outros.

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