O que realmente motiva as pessoas?

27/01/2020

As pessoas são motivadas por questões intrínsecas (o que está dentro delas) ou extrínsecas (o que está fora delas), mas é importante reconhecer que nem sempre o que motiva uma pessoa, motivará a outra da mesma maneira. 

Aliás, geralmente os motivos são diferentes, em uma equipe de 10 pessoas é provável que você encontre 10 motivos diferentes para que as pessoas façam o que precisa ser feito. 

Eu sei que existem inúmeras pesquisas que falam sobre a relação entre salário versus motivação, mas nem sempre esse é o principal fator motivacional que irá garantir que uma equipe atinja seu alto desempenho. Há outros motivos, por exemplo, segurança psicológica, construir um legado, fazer algo que seja importante para outras pessoas, fazer parte de uma equipe entre outros.

Uma pesquisa realizada pelo Dr. Gerald Graham, da Universidade Estadual de Wichita, descobriu que os funcionários preferem o reconhecimento pessoal e instantâneo dos gestores diretos do que outras formas de motivação. 

O mesmo estudo mostrou as cinco mais importantes técnicas motivacionais preferidas pelos funcionários:

  1. O gerente parabenizar pessoalmente os profissionais que realizam um trabalho significativo;
  2. O gerente escrever notas pessoais a respeito de um bom desempenho;
  3. A empresa utilizar o desempenho como base para promoção;
  4. O gestor reconhecer em público os profissionais por bom desempenho;
  5. O gerente realizar reuniões motivacionais para comemorar o sucesso da equipe;

Por isso, convido você a estabelecer novas formas de motivação pensando nessas cinco técnicas simples e que praticamente não envolvem custos. Quando você reconhece a sua equipe, a sua equipe reconhece a sua liderança. Além disso, procure sempre desenvolver outras pessoas da sua equipe.  Gosto muito de uma frase de John Maxwell, um grande treinador de líderes,  “Líderes que atraem seguidores agregam às suas conquistas. Líderes que desenvolvem líderes multiplicam sua capacidade”. 

E então, o que você pode fazer a partir de hoje para motivar a sua equipe?

Você quer ter mais ideias como essas? Entre no Canal do Telegram

Se quiser dar um up na sua carreira e obter mais conhecimentos sobre Endomarketing, faça o curso Endomarketing na Prática: http://www.endomarketingnapratica.com.br

 

O que realmente motiva as pessoas?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?