O que o McDonalds tem a ver com liderança?

12/12/2019

Organizações precisam de líderes, líderes não nascem prontos, eventualmente alguns se destacam em função das situações vivenciadas ou experiências, mas em tese praticamente todas as pessoas precisam de algum tipo de desenvolvimento, não importa qual seja o tamanho, porte e/ou tipo de atividade da empresa, todas as empresas precisam de alguém que conduza a equipe para atingir as metas necessárias para a sobrevivência e/ou perpetuação do negócio.

Nem sempre os líderes estão preparados para os desafios que se apresentam, muitos possuem limites que travam o crescimento pessoal e da própria organização, às vezes há resistências internas tão grandes que bloqueiam qualquer movimento que a empresa pretende realizar. Empresas quebram pela falta de capacidade de realizar as mudanças que precisam ser feitas e por aceitarem líderes que não sabem liderar.

Eu gosto muito da história do McDonald`s para ilustrar a importância da liderança, pois enquanto a empresa estava sob a liderança de Dick e Maurice McDonald, eles conseguiram vender o conceito da empresa para apenas 15 compradores, dos quais 10 abriram restaurantes, e mesmo assim, em função da visão, não tinham a ideia da aplicação da marca nesses restaurantes. Com a visão de Ray Kroc a empresa abriu 100 restaurantes em 5 anos, quatro anos depois mais 500, hoje são milhares espalhados pelo mundo. Você já parou para imaginar que isso talvez nunca tivesse acontecido se não fosse a visão do líder? 

Isso nos mostra que muitas vezes para realizarmos a mudança do rumo da organização, precisamos mudar também o líder.  Pensamento igual gera resultado igual. Principalmente se o líder não se preocupa em mudar o que precisa melhorar e/ou ter pessoas que expandam o seu limite de visão. Todos nós temos uma limitação, às vezes não conseguimos enxergar quais são as nossas limitações e isso trava o crescimento. Por isso precisamos ter pessoas que nos sinalizem o que não estamos conseguindo perceber e/ou enxergar e/ou simplesmente trocar a liderança (fazer a mudança que precisa ser feita).

Eu gosto de associar a liderança com a construção de uma casa, você não consegue construir uma casa iniciando pelo telhado, você precisa trabalhar o projeto, a fundação, os pilares, as paredes e no final o telhado, e todos os demais detalhes / decorações vem na sequência.

Desenvolvimento de liderança é algo sério, que leva tempo, pode ser acelerado, mas precisa partir de um planejamento, ter consistência, estar alinhado com os objetivos estratégicos da empresa e ter o engajamento dos profissionais que ocupam essas posições de líderes. Muitas organizações começam o desenvolvimento pela decoração e esquecem do projeto e dos pilares que irão sustentar a casa. Hoje não há espaço para o amadorismo, é preciso ser como os melhores médicos, ter um diagnóstico preciso e acertar na medicação necessária.  

A partir dessa reflexão: o que você pode fazer para expandir a sua visão enquanto líder? Se você gerencia o RH de uma empresa, como pode atuar de forma mais estratégica, evitando o risco de fazer mais do mesmo e obter os mesmos resultados?

Esse artigo foi escrito por Flávia Bernardi. Se você quer saber mais, inscreva-se no canal do Telegram

O que o McDonalds tem a ver com liderança?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?