O employer branding ou "marca empregadora", na simples tradução, consiste no processo de promover uma empresa como uma marca desejada para que possa atrair e manter profissionais que tenham a ver com a cultura da empresa.
O tema tem ganhado relevância em empresas de todos os portes, principalmente pelo fato de reduzir os esforços para encontrar os profissionais que se encaixam na cultura da empresa.
Mas o que é employer branding na prática?
O employer branding consiste em adotar uma série de técnicas e ou de ações para promover uma imagem ou percepção positiva sobre a empresa, principalmente no que tange as relações entre os profissionais e a empresa. Ou seja, o employer branding é construindo de dentro para fora, envolve um trabalho de médio e longo prazo.
Geralmente projetos de employer branding são liderados pela área de recursos humanos, porém o sucesso só é garantido quando há o envolvimento de todos os líderes e de todas as áreas.
Como implementar um projeto de employer branding?
Inicialmente é importante compreender o perfil dos profissionais da sua equipe, para isso você pode utilizar ferramentas como mapa da empatia ou mapeamento de perfil, onde você consegue esclarecer quais são as necessidades e desenhos, as motivações e as dores.
Após o mapeamento de perfil, é importante avaliar o que a empresa pode oferecer, eu chamo isso de Proposta de Valor, o que torna a empresa única e especial para os seus profissionais?
Exemplos de práticas de employer branding que a sua empresa pode utilizar: