O que é e como desenvolver o employer branding?

27/04/2020

O employer branding ou "marca empregadora", na simples tradução, consiste no processo de promover uma empresa como uma marca desejada para que possa atrair e manter profissionais que tenham a ver com a cultura da empresa.

O tema tem ganhado relevância em empresas de todos os portes, principalmente pelo fato de reduzir os esforços para encontrar os profissionais que se encaixam na cultura da empresa. 

AULA ONLINE AO VIVO 100% GRÁTIS

Liderança e FeedBack

Mas o que é employer branding na prática?

O employer branding consiste em adotar uma série de técnicas e ou de ações para promover uma imagem ou percepção positiva sobre a empresa, principalmente no que tange as relações entre os profissionais e a empresa. Ou seja, o employer branding é construindo de dentro para fora, envolve um trabalho de médio e longo prazo. 

Geralmente projetos de employer branding são liderados pela área de recursos humanos, porém o sucesso só é garantido quando há o envolvimento de todos os líderes e de todas as áreas. 

Como implementar um projeto de employer branding?

Inicialmente é importante compreender o perfil dos profissionais da sua equipe, para isso você pode utilizar ferramentas como mapa da empatia ou mapeamento de perfil, onde você consegue esclarecer quais são as necessidades e desenhos, as motivações e as dores.

Após o mapeamento de perfil, é importante avaliar o que a empresa pode oferecer, eu chamo isso de Proposta de Valor, o que torna a empresa única e especial para os seus profissionais? 

Exemplos de práticas de employer branding que a sua empresa pode utilizar:

  • Fortalecer a cultura da empresa por meio do código de cultura, reforço da história da empresa e/ou histórias das pessoas que fizeram com que a empresa chegasse onde chegou...
  • Programas para contratar profissionais que geralmente tem dificuldades de ingressar no mercado de trabalho, por exemplo, mulheres que se tornaram mães e ficaram algum tempo fora do mercado corporativo, ou ainda, jovens que estão iniciando suas carreiras e não tem experiência. A empresa pode criar um programa de preparação para esses profissionais. 
  • Investir na construção de um ambiente inspirador e diferenciado, onde as pessoas se sintam bem, onde haja espaço para a comunicação e colaboração.
  • Valorizar conquistas dos profissionais da sua sua empresa nas mídias sociais, destacando-os.
  • Permitir a flexibilidade de horários conforme a curva de energia das pessoas.
  • O próprio profissional da empresa registrar o uso de determinado produto ou serviço.
  • Criar práticas de feedback positivos / elogios para que as pessoas possam trocar entre si percepções sobre trabalhos bem feitos.
O que é e como desenvolver o employer branding?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?