O que a sua mãe lhe diria sobre o último dia do Gramado Summit?

13/08/2018

O último dia (10/08/2018) do Gramado Summit contou com uma programação intensa e com muita quebra de paradigmas enorme. Inicialmente a palestra do empreendedor Vitor Torres com o Case da "Contabilizei: a aventura de empreender".

Vitor mostrou alguns dados da empresa, que hoje conta com 200 pessoas na equipe, mais de dez mil clientes, 96% de satisfação e uma economia de R$ 150 mil reais para os clientes. Na abordagem do empreendedor o "impossível pode ser possível", "compartilhe as suas aventuras com as pessoas certas", "esteja disposto a deixar tudo para trás", "inverta a tendência", "seja o Macgyver do seu negócio".  Vitor mostrou a importância de não se ancorar no certo (zona de conforto) para experimentar algo que pode ser muito maior, mas que no início pode dar muito mais trabalho para o empreendedor.

Na sequência aconteceu uma palestra com o Guilherme de Bortoli, fundador da Orgânica Digital. Guilherme provocou o público com o tema "Growth Hacking", que é o pensar e agir diferente em busca de melhores resultados, gerando crescimento mais rápido e escalável. Para ele, o processo de crescimento possui as seguintes etapas:

  • Onde estamos?
  • Onde queremos chegar?
  • Geração de ideias
  • Seleção da ideia
  • Modelagem do experimento (mínimo teste viável)
  • Realização do experimento
  • Análise dos resultados
  • Sistematizar
  • Reiniciar o ciclo

Na sequência foi a vez de Théo Orosco, que abordou o tema do "Fim do Vendedor como Artista". Em resumo, Théo mostrou que as empresas precisam profissionalizar a sua área de vendas e o vendedor não pode mais simplesmente querer trabalhar sem métodos e/ou sem organização. Théo abordou fortemente a metodologia SPIN, que é um dos métodos ensinados nos treinamentos de vendas da MKF Soluções.Theo fechou a palestra mostrando os comportamentos desejáveis de um bom vendedor: gerencie seu tempo e crie suas rotinas; controle suas emoções; trazer mais emoção e amar o produto que você está vendendo; ser pró-ativo, não utilizar muletas; conhecer seus inimigos e a si mesmo.

Para fechar a manhã do evento, Lúcio Feijó apresentou os 5 aspectos jurídicos que Startups e Investidores precisam saber. Na prática Lúcio mostrou que é muito importante documentar, ter contratos com as regras bem claras, e isso vale não apenas para startups, mas para qualquer empresa. 

No período da tarde ocorreram as palestras de Viviane Sedola (Dr. Cannabis), Mariana Dias (Empreendendo em mercados conservadores e um olhar sobre o RH 4.0), Alfredo Soares (VTEX), Tito Gusmão (Warren: a jornada de uma startup - do primeiro protótipo aos 50 mil clientes), Rodrigo Murta (Looqbox: você já conhece o Simple data?), Paul Malicki (Flapper: desconstrução de empresas de transporte), Pedro Conrade (Neon: desafios das fintechs no Brasil), Pedro Goace (Inovando a Inovação), e por fim, Jaime Mullher (SAP).

Com certeza se você perguntasse para a sua mãe o que ela lhe diria sobre o último dia do Gramado Summit, certamente ela responderia: "meu filho continue participando nesses eventos, conhecimento não ocupa espaço e é a única coisa que você realmente tem na vida". 

 

O que a sua mãe lhe diria sobre o último dia do Gramado Summit?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?