O fim das metas e os sete dias de mudança!

08/02/2018

Mais do que nunca as empresas e suas áreas de vendas são movidas por metas, às vezes metas construídas sem fundamentos, sem pesquisa, sem um olhar para o mercado, simplesmente por uma necessidade de atingir um ponto de equilíbrio e/ou como uma estratégia de sobrevivência. Porém, muitas empresas esquecem de engajar o seu público interno, principalmente funcionários, e enquanto a empresa deseja seguir por um caminho específico, o público está indo em outra direção. Nesse ponto acontece uma dissonância, às vezes quem está fora da empresa consegue perceber isso rapidamente, mas quem está dentro parece imerso num mundo sem perspectivas.

Há alguns anos atrás numa consultoria para uma grande empresa, durante a fase de diagnóstico, entrevistei todos os diretores e pessoas chaves das áreas, foram mais de 80 entrevistas, e durante o processo consegui perceber algo que ninguém mais tinha percebido, a direção geral tinha duas metas muito claras para a empresa, porém mais de 85% dos entrevistados as desconheciam, tanto é que um funcionário comentou: “estou num barco e não sei para onde vai”. Você consegue imaginar a dimensão do problema?

Ou seja, as metas não estavam claras para a maioria das pessoas, e esse não é o único problema, pois percebi também que a maioria das  pessoas não tinha metas próprias, então você consegue imaginar os resultados que a empresa vinha tendo?

Em complemento a isso, num estudo conduzido por Covey e sua equipe, apenas 15% das pessoas entrevistadas identificaram realmente as metas mais importantes da empresa, ou seja, em alguns casos há metas demais, ou elas mudam com muita frequência, apenas 19% dos entrevistados afirmaram que se sentiam comprometidos com as metas das empresa. Talvez isso justifique os resultados da maioria das empresas que não conseguem atingir suas metas.

Diante disso, venho estudando histórias de grandes empreendedores e cheguei a uma conclusão: empresas só crescem se o empreendedor e/ou diretor geral da empresa tiver uma meta clara e souber comunicá-la para a equipe, reforçando-a todos os dias. Assim como, pessoas crescem se tiverem metas nas suas vidas.

Alguns exemplos que podem servir de inspiração: 

  • Carlos Wizard Martins, antes mesmo de ter sua rede de franquias, estabeleceu uma meta para si próprio, na qual precisava atingir no mínimo R$ 10.000,00 por mês de faturamento com as suas aulas. Essa meta era tão clara, que em todos os lugares onde ele tinha a possibilidade, colocava o número 10. Hoje é proprietário de inúmeras empresas e a cada dia a imprensa comunica a aquisição de um novo negócio e/ou expansão.
  • Alexandre Tadeu Costa estabeleceu a meta de chegar às 1000 lojas no ano de 2010 quando iria completar 40 anos, sendo que a empresa tinha em torno de 100 lojas quando estabeleceu essa meta. Ou seja, em 2010 a Cacau Show ultrapassou a marca das 1000 lojas e havia listas de pessoas em espera para abrir novas franquias. 

O que tudo isso nos ensina? As metas colocadas sem gerar o comprometimento, não tem valor e geralmente não são alcançadas, por isso decreto o FIM DAS METAS tradicionais, sem análise, sem o entendimento do negócio. Porém, também decreto o início das METAS COM PROPÓSITO, pois afinal sem metas, não temos resultados.

Escrevo abaixo algumas sugestões que você pode seguir durante SETE dias para mudar a sua situação ou da sua empresa:

  • Primeiro Dia - Escreva em um papel tudo o que você quer para a sua vida e para a sua carreira, seja ousado, escreva absolutamente tudo que é prioridade para você. Alguns estudos mostram que apenas 3% dos adultos passam seus objetivos para o papel, sendo que estes costumam realizar de 5 a 10 vezes mais do que os que não escrevem.
  • Segundo Dia - Separe os seus objetivos em duas listas (PESSOAL E EMPRESARIAL).
  • Terceiro Dia - Priorize os seus objetivos e escolha os três objetivos mais importantes.
  • Quarto Dia - Faça um pequeno plano de ação colocando o que você vai fazer durante esse ano para ir em direção ao seu objetivo. Quando eu digo pequeno plano de ação, sugiro que você considere escrever pelo menos três ações para cada objetivo mapeado.
  • Quinto Dia - Escolha um mentor e/ou coach para lhe ajudar, escolha alguém que você confie, que possa mostrar esse plano e compartilhar tudo o que você irá fazer, e peça que essa pessoa lhe ajude a lhe cobrar se você está executando as suas ações. A razão de fazer isso é vincular a ação com a execução, já que muitos planos são maravilhosos, mas perdem sua beleza por não serem executados.
  • Sexto Dia - Comunique seu plano para você mesmo, isso mesmo, coloque o seu plano em um local onde você possa visualizar todos os dias, pode ser no espelho, na geladeira, no desktop do seu computador, enfim, num local onde fique visível para você e/ou se for um plano para a empresa, deve ser colocado em local onde todos possam visualizar. No caso da empresa, também recomendo que seja feita uma reunião geral para explicar o plano para a equipe. 
  • Sétimo Dia  - Coloque o seu plano em prática, ou seja, tome a primeira atitude nesse dia, faça a primeira ação.

Lembre-se: “Para vencer, é preciso ter algumas qualidades: clareza de propósito, conhecimento do que se quer e um desejo insaciável de alcançar seu objetivo.” Napoleon Hill

 

 

O fim das metas e os sete dias de mudança!

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