O dia do amigo está chegando...

18/07/2019

O dia do amigo e o dia internacional da amizade acontece em 20 de julho. Embora haja outras datas comemorativas relacionadas ao abraço,  dizem que o dia do amigo surgiu em Buenos Aires e a data foi criada por Enrique Ernesto Febbraro, que considerou a chegada do homem à Lua como um símbolo de união entre os seres humanos, ou seja, esse fato significava que juntos, os povos poderiam superar desafios quase que impossíveis. 

Se olharmos para as nossas empresas, vamos perceber que nem sempre os funcionários são amigos, porém essa data pode fomentar maior integração entre as pessoas e até mesmo o conhecimento dos “colegas” de trabalho, o que é importante quando queremos desenvolver o trabalho em equipe.

Sugerimos na sequência algumas ações simples, mas muito eficazes para marcar essa data:

  • Troca de cartões: criar um modelo de cartão impresso onde as pessoas podem escrever uma mensagem elogiando o colega de trabalho.
  • Cartões prontos com mensagens especiais para deixar sobre os postos de trabalho.
  • Promover o dia do abraço na empresa: várias empresas já fizeram essa ação, basta criar uma placa com dizeres como “Me dá um abraço...”, “Quero seu abraço...”, e essa placa deve circular por todos da empresa, onde os funcionários procuram quem ainda não recebeu, ou seja, nesse caso, muito provavelmente, é possível que pessoas que nunca interagiram, criem algum tipo de interação.
  • Abraço coletivo ou abraço diferente: o diretor geral (CEO, empreendedor, dono do negócio) pode fazer uma fala sobre a importância do trabalho em equipe e promover o abraço coletivo. O endomarketing pode propor que cada equipe crie um abraço diferente da equipe, faça fotos que serão divulgadas nos principais canais de comunicação da empresa. Essa ação é bem bacana, porque estimula a criatividade das pessoas. 
  • Causa Social relacionada com a Amizade: que tal mobilizar as pessoas para alguma ação social? Fomentar o voluntariado? Quantas pessoas podemos ajudar se cada um fizer 1%? 
  • Concurso com a família e/ou desenhos: você pode promover um concurso para as pessoas fazerem registros fotográficos e/ou vídeos que amam e/ou ainda, envolver os filhos com a pintura de desenhos que representem o abraço.
  • Campanha: Particularmente gosto muito da terapia do abraço, mostrando a importância do afeto e do carinho com as pessoas que convivem conosco. Podemos aproveitar a data para simplesmente explicar o poder do abraço.

Na sua empresa, vocês comemoram o dia do amigo? De que forma?

Se quiser aprender mais, inscreva-se no nosso curso on-line Endomarketing na Prática.

Inscreva-se no nosso canal do Telegram

O dia do amigo está chegando...

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?