Nascimento dos filhos dos funcionários e 8 ideias de ações de endomarketing

21/10/2019

O nascimento dos filhos é sempre uma dádiva e para o funcionário (a) um momento marcante tanto na vida pessoal como profissional, pois geralmente acontece muitas mudanças no dia a dia a partir do nascimento dos filhos. Nesse sentido é muito importante que as empresas realizem ações de endomarketing associadas com o nascimento dos filhos, isso faz com que o funcionário se sinta mais valorizado e reconhecido, além de criar uma experiência positiva (um marco na vida do profissional). Sabemos o quanto o apoio da empresa é fundamental para evitar receios de perder o emprego e/ou dificultar o retorno após o período da licença maternidade.

Lembrando que é muito importante definir uma politica para esse tipo de ação, pois caso a empresa faça para um profissional e esqueça de outro, pode gerar insatisfação e descontentamento:

Segue nossas sugestões para prestigiar o nascimento e celebrar o novo pai ou mãe.

  1. Cartão sobre o nascimento: que tal preparar um cartão personalizado com a foto da criança falando sobre o crescimento da família, a importância da vida e o quanto é bom ter um super pai ou super mãe na equipe?
  2. Publicar a foto da criança com a autorização dos pais na intranet ou canais de comunicação da empresa: muitas vezes os colegas de trabalho querem conhecer o bebê, mas todos sabem que o ideal é a criança não receber visitas nos primeiros dias, por isso, o simples fato de publicar a foto na intranet e/ou murais, faz com que as pessoas da equipe possam conhecer o recém chegado.
  3. Preparar um kit com mimos para o bebê: sabemos que quando um bebê nasce, a família investe no enxoval para garantir o necessário para cuidar do bebê e sabemos que todos os produtos, roupas e itens de higiene para bebê geralmente tem custo alto e qualquer mimo é de grande valia.
  4. Entregar um livro com dicas sobre cuidados com o bebê: os pais de primeira viagem geralmente tem muitas dúvidas, então o simples fato de presentear o profissional com um livro com dicas práticas pode auxiliar muito.
  5. Vídeo da equipe com depoimentos para o profissional e para o bebê: que tal preparar uma surpresa e gravar um vídeo com depoimentos da equipe que atua com o recém pai ou mãe? Certamente é algo diferente, com custo baixo e alto impacto.
  6. Envio de cartões impressos sequenciados para a casa do profissional conforme a fase de desenvolvimento da criança (nascimento, primeiro mês, segundo mês, terceiro mês, quarto mês e assim sucessivamente), o legal disso é o profissional se sentir parte e não se sentir esquecido pela empresa. Destaca-se ainda que atualmente reduziu-se o número de cartas recebidas, então essa ação também se tornará memorável.
  7. Sala especial para amamentação: montar um espaço especial para que a mãe possa amamentar o seu filho no horário de expediente, após retorno da licença maternidade e/ou proporcionar uma jornada flexível.
  8. Convênios especiais: que tal estabelecer convênios com profissionais especialistas em serviços para mamães e bebês (consultoras de amamentação, babás, fotógrafos de newborn etc), ou até mesmo, lojas especializadas que possam conceder bons descontos. 

As mesmas ações podem ser implementadas para os casos de adoção. Afinal, não importa se o filho (a) é biológico ou do coração, o amor é sempre grande e as mudanças também são significativas. Se a empresa for pequena e for possível, é legal também realizar um Chá de Bebê surpresa para auxiliar a nova mãe e/ou pai na aquisição dos itens do enxoval. 

Caso queira mais ideias, baixe o nosso e-book.

Se quiser aprender mais, inscreva-se no nosso curso on-line Endomarketing na Prática.

Caso você queira receber outros artigos como esse, inscreva-se no nosso canal do Telegram.

Nascimento dos filhos dos funcionários e 8 ideias de ações de endomarketing

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?