Matriz Importância e Urgência: uma ferramenta prática para você melhorar a sua gestão do tempo

23/02/2018

O tempo é um recurso muito valioso, porque não há como recuperá-lo e a cada dia temos a sensação de que não temos tempo para os nossos projetos e acabamos deixando de lado sonhos, ideias e objetivos que poderiam transformar as nossas vidas. Diante disso, mais do que nunca é preciso fazer escolhas inteligentes, escolher o que vai nos trazer mais resultados e satisfação pessoal, e então utilizar o nosso tempo de maneira otimizada para atingir esses objetivos.

Entretanto, muitas vezes surge o seguinte problema: devo fazer o que é mais urgente ou o que é importante? Os próprios colegas de trabalho, familiares e pessoas do nosso convívio nos colocam em situações onde muitas vezes optamos pela escolha errada. Na maioria dos casos as pessoas optam por fazer o urgente e acabam deixando o importante de lado, e quando se dão conta, procrastinaram o que era relevante e que poderia trazer mais resultados e fizeram algo que talvez nem fosse tão urgente assim. Um exemplo clássico, algumas pessoas pretendem aprender inglês, mas como não é algo urgente, deixam de lado, quando se dão conta, perderam uma oportunidade de trabalho com uma remuneração melhor, pois escolheram fazer outras atividades. Gastar o tempo com inteligência é uma escolha e essa escolha pode mudar a sua vida.

Por isso, hoje optamos por compartilhar uma das ferramentas que disponibilizamos no nosso curso Gestão do Tempo e Produtividade,  é a matriz de Eisenhower, uma ferramenta visual, de fácil entendimento, e bastante eficaz para que você organize melhor o seu tempo de acordo com suas verdadeiras prioridades. Entendemos que hoje sempre existem mais e mais tarefas que ainda precisam da nossa atenção, por isso se não houver priorização, a nossa tendência é ir desenvolvendo as tarefas conforme elas surgem.

A Matriz de Eisenhower funciona como um filtro, uma estrutura que nos permite visualizar quais são nossas reais prioridades, de acordo com a importância relativa e a urgência relativa de cada tarefa. Basicamente, é uma matriz 2×2, na qual organizamos as tarefas de acordo com sua importância no eixo vertical, e de acordo com a sua urgência no eixo horizontal. Para baixar essa matriz, clique aqui!

Pitágoras já dizia:  “Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.”

Se você quer dominar as técnicas de gestão do tempo, clique aqui e conheça o nosso curso! Esse curso também pode ser oferecido na modalidade in company.

Matriz Importância e Urgência: uma ferramenta prática para você melhorar a sua gestão do tempo

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?