Lições aprendidas durante o HSM Expomanagement 2018

17/11/2018

Desde 2010 participo do HSM Expomanagement, um dos maiores encontros de gestão da América Latina, é praticamente uma imersão de conhecimento. Por isso resolvi escrever sobre alguns insights das palestras e/ou paineis que eu gostei e que podem ser úteis para gestores, líderes, empreendedores e profissionais que buscam o crescimento dos seus negócios:

* Negociando em Tempos Desafiadores com William Ury - William Ury é considerado um dos maiores experts do mundo em negociação e gestão dos conflitos. Para ele, um dos maiores desafios e/ou obstáculos para uma negociação somos nós mesmos, é natural agir sem pensar, e ainda, não podemos influenciar os outros se não soubermos influenciar a nós mesmos. Durante a palestra, Ury apresentou seis lições estratégicas de negociação: 1) ir para a varanda, ou seja, ir para algum lugar onde você não se contagie com o meio e/ou ambiente, fazer um zoom in / zoom out, ver a imagem de outro ângulo; 2) pensar em alternativas (modelo BATNA), ou seja, qual é a minha alternativa caso eu não chegue em um acordo com a segunda parte?; 3) ouvir, ou seja, separar as pessoas do problema, e ter respeito, pois o respeito é a abertura mais barata que você pode ter; 4) reestruturar, ou seja, mudar de perspectiva / contexto, fazer uma pergunta simples, mas muito eficaz: o que você realmente quer?; 5) ter a habilidade de dizer não; 6) estratégia da ponte dourada, ou seja, se colocar no lugar de quem você quer negociar, entender as necessidades, escrever o discurso da vitória, pensar no ganho mútuo.

Para conhecer um pouco mais do William Ury, recomendo esse TED: https://www.ted.com/talks/william_ury?language=pt-br

* Ousadia e oportunidades exponenciais: como crescer, criar riqueza e impactar o mundo com Peter Dimandis - Dimandis é co-fundador e chairman executivo da Singularity University no Silicon Valley, Califórnia. Peter sugeriu que possamos questionar o nosso negócio, pensar como vamos fazer de forma diferente, desafiar as premsisas para crescer dez vezes mais, pois a tecnologia está nos permitindo ser exponencial, há abundância de recursos. Além disso, Peter ressaltou que a nossa mente é a coisa mais importante que temos no mundo, sendo que a mesma absorve 10 vezes mais as notícias negativas do que positivas, e uma mente negativa não proporciona uma vida positiva. Outro ponto essencial é que os executivos devem desenvolver a habilidade de fazer boas perguntas. Eu não vou apresentar aqui todas as revoluções tecnológicas que Peter trouxe, mas se já estamos impressionados com tudo o que está acontecendo, vamos nos impressionar ainda mais.

Selecionei um TED no qual é possível acompanhar a lógica da abundância: https://www.ted.com/talks/peter_diamandis_abundance_is_our_future?language=pt-br

* Customer Centricity: as cinco competências de uma organização verdadeiramente admirada por seus clientes com Jeanne Bliss: Na visão de Jeanne a empresa deve hornar e gerenciar os clientes como ativos do negócio; realizar o alinhamento sobre a experiência (definir os não negociáveis); construir e contar a história dos clientes; apresentar confiabilidade criativa e inovadora; provar (liderança + cultura). Algumas citações bem simples que Jeanne comentou, mas que fazem todo sentido foram: "Você ganha mais receita entregando o que o cliente quer, do que pensando em outras coisas para surpreendê-lo"; "Cliente quer que o pessoal da linha de frente saiba o valor que adiciona ao negócio, as melhores empresas estão confiando informações para os seus funcionários". Segue link com uma palestra da Jeanne para que você possa conhecer um pouco do trabalho dela: https://www.youtube.com/watch?v=C51fsy0htco

* Painel "Empreendedores: a inovação na prática" com Talles Gomes (fundador Easy Taxi e da Singu), Priscilla Erthal (sócia da Orgânica) e Pedro Waengertner (fundador da ACE) - Entre as ideias dos empreendedores, todos reforçaram que é preciso errar rapidamente, e que o erro deve retroalimentar o processo. Na realidade deve-se trabalhar para ter erros bons. No Brasil as empresas estão obcecadas pelos concorrentes, não pelos clientes, ou seja, deveria ser o contrário. As empresas deveriam incentivar o intraempreendedorismo. As empresas devem adotar a gestão por resultados (OKRs) e todos os funcionários devem estar envolvidos nesse processo. Talles Gomes comentou que iniciou as atividades profissionais aos 14 anos e para ele "quem não tem nada, não tem nada a perder". 

* Plataforma: a revolução da estratégia com Marshal Val Alstyne - Marshal mostrou que 7 das empresas mais valiosas do mundo são plataformas, a estratégia consiste no fato de você não precisar ser dono e/ou proprietário de algo, pode simplesmente ter parcerias. Geralmente, no caso das plataformas, os próprios usuários adicionam valor para outros usuários. Para Marshal é mais fácil adicionar uma tecnologia para uma comunidade, do que uma comunidade a uma tecnologia. No link há uma palestra de Marshal realizada  durante a Accenture Innovation Conference em 2017: https://www.youtube.com/watch?v=gYrJJzOZ1LA

* O Poder dos Quietos  com Susan Cain - Susan contou a sua própria história como uma introvertida e mostrou que os quietos / introvertidos preferem trabalhar com a profundidade dos assuntos, principalmente aqueles com os quais mais se identificam. Testes psicológicos envolvendo a matemática mostraram que extrovertidos se saiam muito bem com música alta, já os introvertidos se saiam melhor em ambientes mais quietos. Há ainda os "ambivertidos", que são as pessoas extrovertidas e introvertidas. Susan citou os estudos de Jim Collins, que mostram que empresas de sucesso têm líderes quietos, que falam de forma lenta, com perfil discreto e são tímidos; assim como citou o exemplo do executivo da Campebells, um introvertido, tímido, que não fazia questão de falar pessoalmente com as pessoas, por isso utilizava cartas para se comunicar com os funcionários (escreveu mais de 30 mil cartas). Segue link para o TED com uma palestra semelhante: https://www.youtube.com/watch?v=-nTp2e4bCMc

Outro link interessante que vale a pena conferir é o da própria autora que apresenta algumas ferramentas que podem ser aplicadas na empresa: https://www.quietrev.com/resources-for-companies/

* Criatividade S.A.: superando as forças invisíveis no caminho da verdadeira inspiração com Ed Catmull: Ed Catmull é cofundador da Pixar Animation Studios, presidente da Pixar Walt Disney Animation Studios e do Disneytoon Studios. Catmull comentou que os líderes precisam observar e entender o que está acontecendo, mutias vezes as pessoas com poder devem se calar para que as demais pessoas possam expor as suas ideias. Catmull também comentou que é importante falhar no começo, com frequência e rapidamente, a falha sempre tem dois significados: perigo e aprendizagem. A consequência da falha é fazer algo novo, que você não conheça. Catmull comentou sobre a Pixar, onde pediram que as pessoas fizessem algo que não tinham feito antes, e apenas 5% das pessoas não conseguiu. Esse vídeo mostra um trecho sobre a confiança no processo https://www.youtube.com/watch?v=onlRkI6p5m4

* Reiventando a agricultura: como a tecnologia está mudando a forma como o mundo se alimenta com Caleb - Caleb é pesquisador chefe e diretor da Open Agriculture Initiative (Open AG), do Media Lab do MIT. Essa foi uma das palestras que eu mais gostei, basicamente Caleb mostra que no futuro os orgânicos vão deixar de existir, e que teremos como "criar o melhor clima" para cultivar os alimentos que quisermos com os nutrientes que   o nosso organismo precisa, e ainda reduzir o consumo de água na produção em 90%. Para conferir um pouco do trabalho do Caleb, recomento esse TED:  https://www.ted.com/talks/caleb_harper_this_computer_will_grow_your_food_in_the_future?language=pt-br

* Depressão e Burnout: doenças do trabalho com Wagner Gattaz - Dr. Gattaz apresentou dados de pesquisas realizadas, onde uma amostra representativa de 5.000 habitantes em São Paulo, 20% apresentaram transtorno de ansiedade, 11% depressão, e 4% abuso de álcool e drogas. No mundo 700 milhões de pessoas sofrem de algum transtorno mental, e segundo a OMS, a depressão é de todas as doenças, a mais subdiagnosticada e/ou subtratada, 45% das pessoas com depressão não são diagnosticadas. Além disso, Gattaz apresentou o case do Hospital Sírio Libanês, onde o ROI num programa de saúde emocional foi de 7,5 após 1 ano.

* Case Magazine Luiza com Luiza Helena Trajano e Frederico Trajano  - Luiza apresentou um pouco da história da Magazine Luiza e do processo sucessório e Frederico falou sobre a transformação digital da marca, onde a empresa passou de um varejo tradicional com uma área digital para uma plataforma digital com pontos físicos e calor humano.  A transformação digital da marca está baseada em 5 pilares estratégicos: multicanalidade, inclusão digital, digitalização das lojas físicas, cultura digital e plataforma digital. A empresa conta com mais de 300 engenheiros de software e mais de 40 times, sendo que operam numa velocidade de startup. Algo bem diferenciado é que as fanpages de cada loja são administradas pelos próprios funcionários da loja, e cada loja produz um conteúdo autêntico e de acordo com a cultura local. 

* Um novo jeito de trabalhar: como a Google se tornou uma das empresas mais criativas e bem-sucedidas do mundo  com Lazlo Bock - Lazlo foi VP de People Operation do Google, expandiu a empresa de 6 mil para 75 mil funcionários. Lazlo apresentou algumas premissas: dar sentido ao trabalho (apenas 1/3 das pessoas acreditam que os eu trabalho tem significado, ou seja, 2/3 não); confiar na equipe - no Google toda semana tem a sessão "all hands", onde o CEO fica disponível e você pode perguntar qualquer coisa, todas as pessoas eram convidadas a colocar os seus maiores problemas, votavam no maior problema e alguém se colocava a disposição para resolver o problema; contrate pessoas melhores que você - encontre nas pessoas pelo menos uma coisa que ela seja melhor que você, Lazlo mostrou que realizaram uma pesquisa com psicológos e acadêmicos, os psicológos aplicavam os testes nos candidatos e os acadêmicos recebiam pequenos vídeos dos candidatos, os resultados mostraram que a visão dos psicológos e dos acadêmicos era muito semelhante, ou seja, muitas vezes as empresas gastam muito tempo e dinheiro realizando entrevistas, por isso no Google eles consideram os seguintes critérios: atividade cognitiva, liderança emergente, cultura e experiência. Além disso, as entrevistas contemplam perguntas que demonstram esses critérios, por exemplo: Me dê um exemplo de um problema díficil que você resolveu...; pagamento de forma injusta - há pessoas na equipe que são excepcionais, pessoas acima da média devem receber duas vezes mais que a média; pequenas intervenções - na Google os novos funcionários são chamados de Noogler, e já na primeira semana recebem feedback, há mecanismos para que os feedbacks não sejam esquecidos, por exemplo, o e-mail "Cutucada", o funcionário recebe o e-mail com 5 coisas que você deve fazer e o gestor recebe o mesmo e-mail com o que deve ser dito. O e-mail Cutucada reduziu de 9 para 6 meses o tempo de adaptação dentro da empresa.  

Espero que esses insights seja úteis para o seu negócio!!!

 

Lições aprendidas durante o HSM Expomanagement 2018

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