Kudo Card e o reconhecimento dos profissionais da equipe

02/12/2019

Talvez você já tenha escutado algo sobre Kudo Card, Kudos é uma palavra em inglês que significa parabenizar alguém por um trabalho bem feito, por exemplo, “Kudos to everyone involved in this project” (parabéns a todos envolvidos nesse projeto).

Essa ideia do Kudo Card aparece nos conceitos de Management 3.0 (Mindset Ágil) apresentados por Jurgen Appelo, sendo que o autor coloca 6 visões para conduzir os projetos / empresas:

  1. Energizar as pessoas
  2. Empoderar times
  3. Alinhar restrições
  4. Desenvolver competências
  5. Crescer a estrutura
  6. Melhorar tudo

Um kudo pode ser considerado  um símbolo ou gesto de agradecimento.  Basicamente são cartões de elogios (reconhecimento ou gratidão) para os integrantes das equipes trocarem entre si, independente do nível hierárquico. A ideia por trás dos Kudos é que eles oferecem algo público e visível como reconhecimento. Sempre que alguém passar pelo local de trabalho do profissional, poderá visualizar os cartões que ele já recebeu, ou então, em algum mural e/ou parede. Além disso, pode ser utilizado para reforçar os valores da empresa, ou seja, você pode destacar os valores que foram reforçados na ação da pessoa que foi elogiada.

O Kudo Card pode ser anônimo ou não, isso pode ser definido pela empresa e/ou por quem escreveu.

Para colocar em prática a ideia do Kudo Card, basta:

  1. Disponibilizar os modelos de Kudo Card e/ou fazer download dos modelos disponíveis na internet.
  2. Criar uma campanha para que os profissionais compreendam o que é um Kudo Card.
  3. Estimular as pessoas a pegarem o Kudo Card, escrever o elogio, escrever a sua mensagem, e depositar na Kudo Box (caixa dos elogios).
  4. Definir uma data específica no mês para abrir a caixa e compartilhar elogios e reconhecimentos.

A prática do Kudo Box é focada na motivação intrínseca trazida por todos os membros da equipe e não somente através de reconhecimentos extrínsecos (bônus, PPR, viagens etc).

Para potencializar a ideia do Kudo Card, você pode estipular uma leitura pública e/ou criar uma parede / mural com todos os Kudos entregues / recebidos.  Além disso, você pode criar um nome para o programa, por exemplo, na empresa Zappos eles chamam de  Hero Awards.

Lembre-se que essa é uma ação com custo baixo e altamente eficaz, pois todas as pessoas gostam de reconhecimento!!!

Quer mais ideias como essa, entre no nosso Canal do Telegram ou inscreva-se no nosso curso on-line Endomarketing na Prática.

 

Kudo Card e o reconhecimento dos profissionais da equipe

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?