Talvez você já tenha escutado algo sobre Kudo Card, Kudos é uma palavra em inglês que significa parabenizar alguém por um trabalho bem feito, por exemplo, “Kudos to everyone involved in this project” (parabéns a todos envolvidos nesse projeto).
Essa ideia do Kudo Card aparece nos conceitos de Management 3.0 (Mindset Ágil) apresentados por Jurgen Appelo, sendo que o autor coloca 6 visões para conduzir os projetos / empresas:
Um kudo pode ser considerado um símbolo ou gesto de agradecimento. Basicamente são cartões de elogios (reconhecimento ou gratidão) para os integrantes das equipes trocarem entre si, independente do nível hierárquico. A ideia por trás dos Kudos é que eles oferecem algo público e visível como reconhecimento. Sempre que alguém passar pelo local de trabalho do profissional, poderá visualizar os cartões que ele já recebeu, ou então, em algum mural e/ou parede. Além disso, pode ser utilizado para reforçar os valores da empresa, ou seja, você pode destacar os valores que foram reforçados na ação da pessoa que foi elogiada.
O Kudo Card pode ser anônimo ou não, isso pode ser definido pela empresa e/ou por quem escreveu.
Para colocar em prática a ideia do Kudo Card, basta:
A prática do Kudo Box é focada na motivação intrínseca trazida por todos os membros da equipe e não somente através de reconhecimentos extrínsecos (bônus, PPR, viagens etc).
Para potencializar a ideia do Kudo Card, você pode estipular uma leitura pública e/ou criar uma parede / mural com todos os Kudos entregues / recebidos. Além disso, você pode criar um nome para o programa, por exemplo, na empresa Zappos eles chamam de Hero Awards.
Lembre-se que essa é uma ação com custo baixo e altamente eficaz, pois todas as pessoas gostam de reconhecimento!!!
Quer mais ideias como essa, entre no nosso Canal do Telegram ou inscreva-se no nosso curso on-line Endomarketing na Prática.