Janeiro Branco: importância de fazer parte da sua estratégia de endomarketing

06/01/2020

Geralmente durante o mês de janeiro as pessoas estão mais propensas a refletirem sobre as suas metas, vida pessoal e profissional, parece que estão iniciando um novo momento das suas vidas. 

A partir desse entendimento e pensando sobre a influência desse mês na vida das pessoas em 2014 surgiu um projeto em Uberlândia (MG) para estimular as pessoas a buscarem alternativas ao estresse e trabalharem a sua saúde mental.

Afinal, segundo matéria da revista Você S.A (dez/2019) o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que o Brasil é o país mais ansioso do mundo, são mais de 18 milhões de  brasileiros convivendo com a ansiedade, ou seja, 9,3% da população.

Dados da Secretaria da Previdência do Ministério da Fazenda mostram que a ansiedade é motivo de dois e cada dez afastamentos do emprego por doenças comportamentais (ficando atrás apenas de depressão). 

Considerando esse cenário e o papel das empresas em auxiliar as pessoas a cuidarem da sua mente, você como endomarketing pode desenvolver algumas ações para potencializar o conhecimento sobre os cuidados com a mente, tais como:

  1. Realizar workshops ou palestras sobre inteligência emocional, estresse, saúde mental e técnicas para reduzir ansiedade;
  2. Criar campanha do Mês Branco com a interação das pessoas: a campanha pode ser dividida em etapas, etapa 1 (esclarecimento sobre o tema e sua importância), etapa 2 (compartilhamento de conhecimentos sobre os cuidados com a mente), etapa 3 (aplicar práticas para reduzir ansiedade na vida pessoal e profissional), etapa 4 (avaliação dos resultados);
  3. Instituir um canal (e-mail, telefone, intranet ou outros) para que os profissionais possam entrar em contato e solicitar ajuda;
  4. Criar convênios com psicólogos para facilitar o acesso para a equipe e/ou ter um apoio psicológico dentro da empresa;
  5. Vídeos e/ou depoimentos de superação de problemas relacionados à ansiedade, depressão etc;
  6. Enviar dicas diárias por e-mail sobre cuidados com a mente;
  7. Distribuir mensagens positivas e criar um momento de compartilhamento entre as equipes.

O endomarketing estratégico pensa nas pessoas e no negócio da empresa, profissionais que estão adoecendo, dificilmente conseguem demonstrar todas as suas potencialidades.

Você quer ter mais ideias como essa? Entre no nosso Canal do Telegram.

Quer dar um up na sua carreira, inscreva-se no curso Endomarketing na Prática.

 

Janeiro Branco: importância de fazer parte da sua estratégia de endomarketing

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?