Inteligência emocional está na lista das competências necessárias para 2020

05/08/2019

Quando falamos de inteligência emocional inúmeras ideias vem na mente das pessoas, porém nem sempre as pessoas conseguem compreender do que se trata esse tema, já que em alguns momentos parece bastante amplo ou para outros, um pouco subjetivo.

Inteligência emocional nada mais é do que a capacidade de saber lidar com as próprias emoções, reconhecendo o que acontece com você em determinadas situações, e inclusive, aprender a rotular as próprias emoções. 

Alguns países mais avançados têm incluído o tema Inteligência emocional em seus currículos escolares desde a primeira infância, pois cada vez mais as pessoas têm dificuldade de lidar com as próprias emoções e o fato de não saberem lidar com as emoções faz com que não consigam atingir suas metas, não consigam crescer, e muitas vezes, as pessoas acabam se auto-boicotando e desistindo de projetos mais desafiadores por não compreenderem o que estão sentindo. Provavelmente, você conhece pessoas que reclamam, reclamam, e nunca chegam onde gostariam de chegar? Pessoas que ao serem pressionadas perdem o foco e acabam não atingindo as próprias metas?

Uma pesquisa realizada por Bradberry e Greaves com 500 mil pessoas mostrou que apenas 36% dos indivíduos sabe identificar as próprias emoções nos momentos em que elas surgem, ou seja, grande parte das pessoas ainda é controlada pelas emoções. A pesquisa ainda mostra que a inteligência emocional responde por 58% do desempenho em todos os tipos de funções profissionais, e ainda há uma relação direta entre inteligência emocional e aumento de salário anual. 

É importante saber que as habilidades da inteligência emocional compreendem o autoconhecimento (o quanto sei sobre a minha pessoa), autocontrole (controlar ou redirecionar impulsos e estados de ânimo problemáticos), motivação (ter prazer na conquista profissional em si), empatia (compreender a estrutura emocional de outras pessoas), e destreza social (construir relacionamentos sólidos). 

Quando o indivíduo tem inteligência emocional é...

  1. Capaz de identificar e expressar com precisão seus sentimentos e os dos outros, principalmente se pretende manter fortes relacionamentos no trabalho.
  2. Captar o estado de espírito certo: o estado de espírito causa um grande impacto sobre a efetividade. 
  3. Prever o futuro emocional: quando você usa informação emocional “Estou sentindo medo agora”, então pode decidir o que fazer no futuro. 
  4. Fazer as coisas com sentimentos: quando usa as emoções de modo produtivo, é mais capaz de tomar as decisões corretas sobre o seu comportamento. 

Cabe ressaltar ainda que no último Fórum Econômico Mundial  foram apresentadas as competências (relatório sobre o Futuro do Trabalho) que devem ser dominadas pelos profissionais até 2020 para que consigam lidar com as profundas transformações que acontecerão nos próximos anos. 

As 10 competências mapeadas são: resolução de problemas complexos, pensamento críticos, criatividade, gestão de pessoas, coordenação, inteligência emocional, capacidade de julgamento e tomada de decisão, orientação para servir, negociação e flexibilidade cognitiva. 

Ou seja, inteligência emocional não é apenas uma moda passageira, é algo essencial para quem quer se destacar e saber lidar com as inúmeras transformações que ocorrerão no mundo do trabalho. Se você quer conhecer ferramentas para o desenvolvimento do autoconhecimento, aprender mais sobre como desenvolver empatia, controlar e blindar a sua mente, participe do nosso curso presencial Inteligência Emocional na Prática.

Inteligência emocional está na lista das competências necessárias para 2020

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