Importância do endomarketing na pandemia e ideias para manter a equipe motivada

13/07/2020

O endomarketing consiste em implementar a filosofia do marketing dentro da empresa, ou seja, tudo o que fazemos para conquistar e manter um cliente, devemos fazer para conquistar e manter os profissionais da empresa. Quando isso acontece a marca também se beneficia, pois os profissionais passam a falar bem da empresa, e por exemplo, passam a se importar mais com o atendimento dos clientes externos. 

Algumas pessoas pensam que comunicação interna e endomarketing são a mesma coisa, entretanto há uma distinção, comunicação interna é uma das ferramentas do endomarketing. O grande propósito da comunicação interna é transmitir as informações de forma clara e transparente, enquanto, que o endomarketing vai além, busca engajar e comprometer os profissionais com o propósito da empresa. 

Ou seja, quando a empresa tem um endomarketing estratégico, é muito comum estabelecer ações estratégicas durante a jornada dos profissionais da empresa, desde o processo seletivo, onboarding, 90 dias, acompanhamento da carreira, e por fim, a saída da empresa. O objetivo das ações de endomarketing depende diretamente do objetivo estratégico da empresa, mas em geral estão relacionados com as melhorias de integração e relacionamento entre as pessoas, melhorias no clima organizacional, aumento do engajamento e comprometimento, motivação, trabalho em equipe, redução de absenteísmo e rotatividade, entre outros. 

Um bom endomarketing está alicerçado nos pilares: alinhamento com a estratégia, transparência, liderança e processos bem definidos. Quando a empresa implementa endomarketing deve ter claro que a liderança será o principal canal entre empresa e os seus profissionais. 

Para ter sucesso no planejamento do endomarketing, costumo recomendar algumas etapas essenciais que fazem parte da metodologia do Endomarketing na Prática: diagnóstico, mapeamento do perfil dos profissionais da empresa, aplicação do CANVAS do Endomarketing, planejamento estratégico do endomarketing, elaboração do plano de ação e estabelecimento dos KPIs (indicadores de mensuração). 

Durante a pandemia muitas empresas sentiram falta de ter uma área de endomarketing que pudesse manter os vínculos entre as pessoas, manter os profissionais bem informados, e ainda, estabelecer estratégias para elevar a motivação das pessoas. Essa é uma das áreas que se tornará ainda mais estratégica, pois há uma tendência de algumas empresas manterem o home-office mesmo depois da pandemia, haverá modificações no sistema de trabalho. Além disso, muitas empresas que não tinham a área, estão percebendo a necessidade de estruturá-la. 

Se você é da área de endomarketing e busca ideias para manter a equipe motivada diante dos desafios impostos pela pandemia, segue algumas dicas:

  • Estabeleça momentos de alinhamento e integração com a equipe, mesmo que virtuais (on-line). Para que as pessoas queiram participar é importante utilizar a criatividade e ter um “mote” ou tema que desperte a atenção. Vale a pena utilizar teasers e/ou convidar profissionais que possam levar conteúdos ou assuntos que sejam de interesse do público. Caso haja dúvidas sobre os assuntos e conteúdos, que tal uma pesquisa rápida com o público?
  • Procure estabelecer pelo menos um canal de comunicação digital onde as pessoas possam interagir, mesmo que estejam distantes e para ter mais agilidade na transmissão das informações. Lembrando que é sempre importante respeitar as questões legais. 
  • Invista em ações simples que gerem a integração das pessoas: que tal uma campanha de “elogio sincero” ou “gratidão” nas redes sociais? A empresa disponibiliza um template de fácil edição onde os funcionários podem colocar nomes dos colegas e fazer a marcação na rede.  Ou ainda, um template (modelo) que as pessoas possam editar o motivo pelo qual são gratas.
  • Mantenha práticas de reconhecimento e valorização: se a empresa tinha práticas de celebração para reconhecer e valorizar os profissionais, que tal manter essas práticas tomando todos os cuidados recomendados? Às vezes um simples cartão faz muita diferença no dia a dia dos profissionais. 
  • Crie uma campanha “Conhecendo os profissionais da empresa”: onde em cada semana ou a cada quinze dias, são disponibilizadas algumas características, hobbies, formações, curiosidades dos profissionais, e as pessoas precisam adivinhar quem é aquele profissional. Ex.: Sorridente, não tem tempo ruim, sempre disposto a ajudar, nas horas vagas costuma cantar, toca guitarra, quem é esse talento?  Essa é uma forma de gerar curiosidade, aproximar as pessoas, mesmo que elas estejam distantes, e ainda, criar um clima descontraído. 

Quer atuar na área de endomarketing? Inscreva-se no treinamento on-line Endomarketing na Prática.

Quer mais ideias como essas? Adquira hoje mesmo o livro on-line "Endomarketing: da estratégia ao coração", nele há um capítulo com ideias mensais para você aplicar na sua empresa https://www.endomarketingnapratica.com.br/livro

Importância do endomarketing na pandemia e ideias para manter a equipe motivada

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?