Ideias de endomarketing para potencializar o Outubro Rosa

06/09/2019

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, e contribuir para a redução da mortalidade.

A empresa pode potencializar o acesso às informações sobre o câncer e tornar a prática de conscientização algo natural para as suas euqipes. Quanto mais as pessoas tiverem informações e puderem prevenir, mais estamos cuidando realmente das pessoas. Por isso, sempre recomendamos que o Outubro Rosa não seja um período apenas de vestir uma camiseta rosa e tirar fotos para divulgar nos canais de comunicação da empresa, mas sim um período para ampliar a conscientização e o conhecimento de todos.

Sugerimos algumas ações que auxiliam na conscientização:

  • Palestra com especialistas sobre o câncer (médicos, psicólogos, nutricionistas etc): proporcionar palestras com profissionais especialistas, apresentando como prevenir, razões para fazer os exames de prevenção e até mesmo, esclarecer dúvidas de pessoas que tenham familiares com a doença.
  • Oficina de alimentação saudável com foco na prevenção do câncer: oficina prática com nutricionista para  apresentar dicas de preparação de alimentos saudáveis para prevenir o câncer e/ou distribuição de livros ou receitas de prevenção. Veja esses exemplos de livros da A.C.CAMARGO CANCER CENTER - livro com receitas para adultos e livro com receitas infantis.
  • Teatro Educativo: trazer um grupo de teatro para evidenciar a importância de prevenir, mostrando o tema de forma leve e com o foco em conscientização.
  • Caminhada Rosa: criar um grupo de caminhada dos profissionais e familiares da empresa com esse foco de prevenção.  A empresa pode distribuir material orientativo para todos os participantes da caminhada. 
  • Vídeo de superações e dicas da importância de prevenir: desenvolver um vídeo com pessoas que já superaram a doença e trazer dicas sobre a importância de prevenir.
  • Arrecadar donativos para entidades que apoiam pacientes com câncer e/ou ações voluntárias para levar alegria para pacientes com essa doença: promover uma campanha para arrecadar donativos para doar para entidades que atendam pacientes com câncer e/ou organizar um grupo de voluntários para visitar pacientes com câncer e levar um pouco mais de alegria.
  • Rodas de conversa: promover rodas para bate papo com pessoas que já tiveram casos de câncer na família.
  • Decoração e iluminação: decorar a empresa com elementos na cor rosa, e/ou utilizar alguma iluminação especial para lembrar as pessoas da importância da prevenção.
  • Semana da Prevenção: criar uma semana da prevenção por meio de parcerias com clínicas e/ou hospitais especializados que possam fazer os atendimentos dos profissionais da empresa.
  • Campanha para doação de cabelo para o banco de perucas: sensibilizar os profissionais para doação de cabelo para o banco de perucas.

Caso você queira aprender mais, inscreva-se no nosso curso online Endomarketing na Prática.

Inscreva-se no nosso canal do Telegram

Ideias de endomarketing para potencializar o Outubro Rosa

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?