Que tal aproveitar o mês mais curto do ano, fevereiro, para potencializar os objetivos e as metas da empresa? Reforçar o que a empresa espera atingir durante o ano de 2024?
Muitos empreendedores têm as metas da empresa na cabeça, porém não divulgam para as equipes, às vezes por não se darem conta da importância desse ritual.
O mês de fevereiro é excelente para trabalhar os valores e a cultura da empresa. Ou seja, você pode criar uma campanha vinculada com o que a empresa espera atingir e como cada profissional pode colaborar para o crescimento da empresa e o que pode fazer para potencializar o seu próprio crescimento. Assim como realizar ações vinculadas com os valores da empresa, ex.: se a empresa tem como valor a “parceria”, pode incentivar as pessoas a estabelecerem parcerias entre as áreas e/ou promover o dia da ajuda.
Fevereiro ainda é considerado o mês do Carnaval, entretanto, nem todas as regiões e/ou lugares possuem essa celebração. Por isso, caso a empresa opte por utilizar esse mote, pode criar uma campanha para reforçar a integração e o engajamento dos profissionais.
Se houver a comemoração é possível distribuir um kit folia com itens propícios para que profissionais possam se divertir no período.
Fevereiro também é um mês de sensibilização para algumas doenças: Lúpus, Fribomialgia, Alzheimer e Leucemia. Há o Fevereiro Roxo e o Fevereiro Laranja. A empresa pode trazer informações sobre essas doenças, pois a intenção é conscientizar as pessoas para a prevenção. Vídeos, palestras, dicas pontuais são bem-vindas para promover a conscientização.
Outra data importante nesse período é 28 de fevereiro, na qual se comemora o dia mundial do combate a LER / DORT. Nesse sentido, é possível realizar uma sensibilização da equipe sobre o que pode ser feito no dia a dia para evitar LER / DORT.
Já o mês de março possui algumas datas que são importantes para valorizar a diversidade e equidade dentro das organizações, tais como o dia internacional da mulher.
Para o dia da mulher é possível promover uma série de ações no sentido de valorizar cada profissional da empresa e até mesmo as mulheres que são importantes para os profissionais da empresa. Nesse sentido a empresa pode optar por desenvolver uma palestra sobre o empoderamento da mulher, no qual os profissionais da empresa possam convidar “mulheres” que consideram importantes nas suas vidas (mães, tias, amigas, parentes etc), ou seja, nesse caso o endomarketing vai muito além da própria empresa e valoriza quem também fortalece o profissional da equipe. Deixa-se de comemorar uma data simplesmente e há um significado maior na ação.
Outra ação que envolve o público externo e/ou incentivador dos profissionais da empresa é presentear todos os profissionais com algum “mimo” que possa ser entregue para uma mulher de destaque. Assim o endomarketing vai muito além das datas comemorativas e provoca movimentos, fortalecendo também a marca da empresa.
Caso a empresa tenha o entendimento sobre a importância de celebrar essa data com a equipe feminina, é possível desenvolver ações criativas e significativas:
Lembre-se que endomarketing não é simplesmente comemorar uma data, envolve estratégia e cada ação precisa ter um objetivo estabelecido para que não seja apenas um desperdício de dinheiro, sem resultado algum.
Quer implementar um endomarketing na sua empresa do zero e ver a equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.
Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.
Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.
Acompanhe mais dicas: