Ideias de endomarketing para o setembro amarelo

13/08/2020

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira para a prevenção ao suicídio, o movimento foi iniciado em 2015 e o mês foi escolhido, pois no dia 10 de setembro é o Dia de Prevenção ao Suicídio. 

Nesse artigo apresento algumas ideias do que a empresa pode fazer para apoiar a causa e trabalhar a conscientização junto as equipes:

  1. Decorar e/ou iluminar a empresa com a cor amarelo: pode-se investir na decoração da fachada, colocar balões e/ou flores nas salas e áreas comuns. 
  2. Realizar uma campanha educativa, levando informações importantes para os funcionários, por exemplo, quais os sinais de alerta que todas as pessoas deveriam conhecer e como conduzir as situações para prevenir o suicídio; apresentar os motivos que podem levar ao suicídio. 
  3. Oferecer apoio psicológico para que os profissionais tenham auxílio sobre o que fazer e/ou como fazer caso identifiquem os sinais em pessoas próximas. 
  4. Criar cartões amarelos com frases motivacionais e conduzir uma dinâmica de reflexão junto às equipes.
  5. Distribuir uma fita amarela ou bottón para que as pessoas utilizem no dia a dia.
  6. Distribuir uma camiseta amarela com alguma frase sobre a vida.  
  7. Distribuir Ouro Branco com um cartão com a mensagem: “A sua vida vale ouro”. 
  8. Realizar palestras com profissionais da área da saúde, principalmente, se a equipe tiver pessoas com filhos na fase da adolescência, que é um dos públicos com maior incidência de suicídio no Brasil. 
  9. Criar um mural com informações sobre o suicídio para que deixe de ser um tabu. 
  10. Criar uma campanha: “Por que a vida vale a pena?”, pode ser um vídeo com os próprios funcionários comentando os motivos que fazem a vida valer a pena, por exemplo, meus sonhos, meus filhos, minha família etc...Ou ainda, um vídeo dos filhos comentando sobre os motivos para valorizar a vida. 
  11. Desenvolver material com informações sobre conscientização e prevenção específico para TV corporativa, intranet, desktops etc. 

Quer ter um endomarketing estratégico na sua empresa? Dê o primeiro passo, participe do Curso On-line Endomarketing na Prática. 

 

Ideias de endomarketing para o setembro amarelo

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?