Ideias de endomarketing para o natal e final de ano

30/10/2021

Estamos chegando no final do ano e podemos aproveitar esse período para agradecer a equipe pela dedicação e pelos resultados atingidos, bem como corrigir eventuais rotas, e pensar em ações para reforçar a integração das pessoas ou equipes. Geralmente o final de ano é propício para que as pessoas façam reflexões e esse momento pode ser aproveitado de forma estratégica para engajar e motivar as equipes nas metas de 2022. 

 

Na sequência apresentamos algumas ideias que podem ser implementadas nesses próximos dois meses: 

 

  • Decoração especial de Natal: Que tal envolver os profissionais da equipe na decoração de Natal? Os setores podem realizar as suas decorações de forma criativa e inovadora. Envolver as pessoas na decoração fortalece o trabalho em equipe e o espírito natalino. 
  • Happy Hour colaborativo: Que tal agendar um Happy Hour onde cada profissional traz um doce e/ou salgado para dividir com a equipe? 
  • Painel de conquistas: Que tal criar um painel onde as pessoas possam escrever quais foram as conquistas que obtiveram durante o ano de 2021? Ou ainda, um painel da gratidão onde cada profissional possa escrever os motivos pelos quais demonstram gratidão. 
  • Oficina do Papai Noel: Final de ano é um período propício para fazer o bem, e uma das ideias que fomenta o espírito natalino e de equipe é arrecadar brinquedos que passarão por um “Oficina do Papai Noel”, ou seja, serão consertados e higienizados para que sejam entregues para outras crianças. Os profissionais da equipe doam os brinquedos, e depois se organizam para realmente fazer uma verdadeira oficina, consertar, limpar e embalar os presentes. O ideal é que a equipe selecione uma instituição / orfanato para realizar as doações, e que a entrega envolva a equipe, inclusive os profissionais da equipe podem ser vestir de papai noel / ajudante de papai noel. 
  • Receitas Natalinas: Geralmente as pessoas costumam ter tradições de natal e/ou preparar algum tipo de refeição especial. A partir disso, você pode solicitar que cada profissional envie a sua receita e elaborar um e-book ou livro impresso com as receitas da equipe. Depois a equipe inclusive pode compartilhar as receitas que forem feitas... 
  • Memórias de Natal: Geralmente temos algumas memórias de Natal, que tal convidar os profissionais para comentarem em um vídeo algumas lembranças de Natal? 
  • Retrospectiva do ano com os melhores momentos: Que tal elaborar um vídeo com os melhores momentos para transmitir para a equipe numa reunião geral?
  • Distribuição de toucas natalinas / biscoitos natalinos: Outra ação de baixo custo e que envolve as pessoas é distribuir toucas natalinas e/ou biscoitos natalinos com a ideia de reforçar o espírito natalino.
  • Árvore de natal com bolinhas personalizadas com fotos dos funcionários: Que tal preparar uma árvore de natal com bolinhas personalizadas com as fotos dos funcionários? Depois é possível presentear cada funcionário com a sua bolinha personalizada. 
  • Reunião de fechamento do ano e apresentação das perspectivas para 2022: Um dos pontos essenciais para engajar e motivar as equipes é mostrar o que a empresa pretende para o ano seguinte. Preparar uma reunião especial com esse motivo faz com que as pessoas percebam que a empresa se importa em compartilhar onde pretende chegar. 
  • Troca de cartões entre os integrantes do time: Que tal providenciar cartões pré-prontos com espaço para que as pessoas escrevam as suas mensagens?
  • Desejos para 2022: Que tal convidar as pessoas para que escrevam uma carta com os seus sonhos ou desejos para 2022 e/ou para o primeiro semestre? Depois você pode marcar uma data para que as pessoas possam abrir as suas cartas e ver o que realizaram...  
  • Kit boas férias: Muitas empresas costumam realizar férias coletivas no final do ano. Nesses casos é interessante entregar um kit de boas férias com chinelos, toalhas, guarda-sol e outros itens que possam colaborar com as férias... Outra dica é fornecer uma cartilha e/ou orientações sobre como gerenciar as finanças no final de ano... 

 

Quer implementar um endomarketing na sua empresa do zero e ver a equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.  

Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.

Entre no Canal do Telegram para receber os artigos em primeira mão.

Acompanhe mais dicas:

 

Ideias de endomarketing para o natal e final de ano

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?