Ideias de endomarketing para o mês de setembro

15/08/2022

O mês de setembro é marcado por uma série de datas que podem ser utilizadas para “cuidar dos profissionais” da empresa e ao mesmo tempo aproximarintegrar os profissionais e reforçar a “cultura da empresa”

Na sequência apresenta-se algumas ideias de endomarketing que podem ser aplicadas nesse período: 

  • Setembro amarelo (10 de setembro) – dia mundial de prevenção ao suicídio: o Brasil é um dos países que mais apresenta casos de pessoas com depressão, ansiedade e as taxas de suicídios vêm aumentando ano após ano. Por isso, nesse período vale a pena a empresa criar campanhas focadas na valorização da vida, trazer números / dados sobre o setembro amarelo, cuidados que os profissionais podem ter com a mente e com as emoções. Que tal decorar a empresa com balões amarelos? Ou ainda, proporcionar uma palestra que aborde o tema de forma leve e proporcione dicas, inclusive, para os profissionais que são pais de adolescentes? Outra ideia é ter uma programação para o mês todo com iniciativas para lembrar porque a vida vale a pena (Ex.: entrega de um bombom ouro branco “sua vida vale ouro”, rodas de conversas com psicólogas, um mural de valorização da vida, ou ainda, a aplicação de dinâmicas sobre gestão das emoções. Tem uma dinâmica bem simples que costumo recomendar que é a seguinte: distribuir um balão na cor amarelo para cada integrante da equipe, pedir que encham esse balão com todos os sentimentos ruins que estejam sentindo e depois possam estourar esse balão. Outra dinâmica consiste em solicitar que as pessoas escrevam numa folha o que traz emoções positivas e no outro o que traz emoções negativas, e depois dessa etapa solicitar que cada um possa trazer para o grande grupo as suas reflexões. Outra dica é distribuir sementes de girassol e contar a história do flor (o girassol sempre se move em direção à luz, ver o melhor da vida mesmo em momentos mais complicados e se apoiar e contar com quem está ao seu lado; em dias nublados eles se viram uns para os outros buscando a energia de cada um à sua volta). 
  • Dia do cliente (15 de setembro): o cliente é a razão de existência de todas as empresas. Que tal nesse dia lembrar a importância dos clientes por meio de palestras sobre atendimento e excelência no atendimento? Outra dica é aproveitar a data para reconhecer profissionais que se destacam em relação ao atendimento. Nesse caso você pode também utilizar uma dinâmica com certificados pré-prontos e frases “Melhor vendedor”, “Melhor atendimento”, “Atendimento 5 estrelas”, entre outras, e no início ou final do expediente reunir o time de atendimento e fazer um processo de reconhecimento dos profissionais. Essa é uma iniciativa simples e de baixo custo. 
  • Dia da árvore (21 de setembro): se a empresa tiver um espaço com área verde, o ideal é promover o momento de “plantar uma árvore” com o intuito de promover a conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente. Outra dica é distribuir mudas, sementes de flores e plantas com orientações sobre o plantio e os cuidados. Outra dica é realizar uma dinâmica com a árvore da vida, onde você pode remeter para a própria equipe, o que temos que ter nas raízes, e no tronco, e quais os frutos esperados? Essa dinâmica pode ser aplicada por setor e/ou de forma coletiva.
  • Início da primavera (21 de setembro): que tal distribuir flores na entrada da empresa para comemorar a chegada de uma nova estação e/ou colocar flores em locais estratégicos da empresa? 
  • Dia mundial sem carro (22 de setembro): que tal incentivar a carona solidária nesse dia? Sugerir que as pessoas utilizem meios de transporte sem poluição (bicicletas, patinetes etc)? Outra dica é divulgar dados sobre o uso de carros versus poluição.
  • Dia do sorvete (23 de setembro): nessa data é possível fazer um agrado para a equipe e distribuir sorvetes para comemorar a data. Caso a empresa tenha restrições para alimentação no ambiente de trabalho, o sorvete pode ser servido como uma sobremesa pós-almoço. 
  • Dia do surdo (26 de setembro): essa data pode ser utilizada para fortalecer o tema de inclusão. O endomarketing pode realizar uma oficina de libras, ou ainda, distribuir cartelas com o alfabeto em libras. Outra dica é distribuir os biscoitos da Nestlé, Passatempo, que agora estão com o alfabeto em libras. 
  • Dia Nacional de Doação de Órgãos (27 de setembro): nessa data é possível mostrar como se tornar um doador, trazer mini-palestras sobre a importância de ser um doador, bem como apresentar estatísticas sobre vidas salvas. 

 

Quer implementar um endomarketing na sua empresa do zero e ver a equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.  

Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.

Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.

Acompanhe mais dicas:

 

Ideias de endomarketing para o mês de setembro

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?