Ideias de endomarketing para o mês de março

11/02/2023

Para ter um endomarketing efetivo é importante que as ações sejam pensadas de forma que despertem as emoções das pessoas, que façam sentido e que gerem um impacto para os profissionais e para a empresa. Por isso, não basta simplesmente entregar um cartão e um presente e/ou fazer ações somente nas datas especiais, tudo precisa ter um sentido, estar atrelado aos valores e ao planejamento da empresa. É importante que todas as ações tenham um elo de conexão entre elas. 

Março é um período propício para trabalhar a conscientização sobre temas importantes e ao mesmo tempo fortalecer os objetivos e metas da empresa para o ano.

Geralmente março é um período no qual a maioria das pessoas já retornou das férias e pode ser inclusive um mês para resgatar as grandes metas do ano. Ou seja, ações simples como uma reunião dos líderes e equipes para reforçar onde queremos chegar no ano, quais são as grandes metas que devem ser atingidas e como cada pessoa pode contribuir para que se chegue ao resultado. É recomendável inclusive fazer um momento no qual as pessoas possam escrever sobre isso: Como estou contribuindo para os resultados da empresa? O que posso fazer diferente?  O que posso potencializar?

Em relação às datas, segue algumas dicas: 

08 de março – dia internacional da mulher

Que tal fazer algo diferente nessa data? Presentear todos os profissionais da equipe com algum “mimo” para que o profissional possa escolher uma mulher para homenagear. Ou seja, a ideia é que o funcionário (a) possa homenagear alguém que tem ou teve um impacto na sua vida, por exemplo, mãe, esposa, professora, namorada, colega de trabalho, avó etc. Essa abordagem faz com que a empresa possa levar a sua marca para fora e proporcionar um momento de conexão do funcionário (a) com outra pessoa que teve um impacto positivo na vida. Também é válido trazer depoimentos ou histórias de mulheres da empresa e seus diversos papéis (mãe, conselheira, executiva, esposa etc...). Criar um vídeo com fotos e/ou filmagens das mulheres que compõem a equipe da empresa. Caso a empresa opte por ações que gerem ainda mais impacto para a equipe feminina, vale a pena investir em presentes educacionais, tais como: livros, cursos de desenvolvimento pessoal, assessments para mapear pontos fortes e pontos de melhoria, workshops de mindfulness e/ou momentos para que as mulheres possam ter um tempo para olhar para si e cuidar de si mesma. 

20 de março – dia internacional da felicidade

Muitas pessoas têm um conceito errado sobre o que é a felicidade. Por isso nessa data é possível presentar a equipe com um livro que trata desse tema: O Jeito Harvard de Ser Feliz (https://amzn.to/3YpszJ5). Inclusive se a empresa quiser realmente trabalhar a conscientização das pessoas e mudar a visão das pessoas, pode aplicar um método cumbuca junto com a equipe para instigar que as pessoas leiam o livro. Outra forma de comemorar a data é pedir que as pessoas escrevam sobre o que as deixam felizes, esse exercício faz as pessoas perceberem que têm muitos motivos para agradecer. Recomenda-se também palestras e workshops sobre o tema para evidenciar que é possível ser feliz no ambiente de trabalho. 

21 de março – dia mundial da poesia 

Que tal espalhar poesias pela empresa nessa data? Construir um varal de poesias onde cada pessoa pega uma poesia de forma aleatória e/ou colocar nos postos de trabalho uma poesia que tenha um sentido / mensagem forte para a empresa e para as pessoas. 

22 de março – dia mundial da água

Nessa data é possível trabalhar a conscientização sobre a importância da água. Basicamente recomenda-se ações voltadas para educação: desenhos para os filhos de funcionários pintarem, distribuição de garrafinhas de água para incentivar o consumo diário, murais / painéis etc que informem sobre a importância de preservação desse recurso natural. 

31 de março – dia da saúde e nutrição

Cada vez mais há a necessidade das pessoas cuidarem da saúde. Por isso, nessa data é possível oferecer uma oficina para a equipe com profissionais da área da saúde sobre: como ler rótulos no supermercado para comprar alimentos mais saudáveis; oficinas de culinária com dicas de alimentos saudáveis; distribuição de lanches saudáveis com um lembrete sobre a importância de cuidar da saúde; momento de orientação com profissionais da área da saúde (médicos, enfermeiros etc...); entrega de um e-book com receitas saudáveis da própria equipe, ou seja, a própria equipe é convidada a compartilhar suas melhores receitas etc. Criação de um check list sobre vida saudável. Quizz ou game com premiação para quem acertar 100% sobre cuidados com a saúde. Divulgação de convênios da empresa para melhorar a saúde das pessoas etc...

 

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