Ideias de endomarketing para o mês de maio

23/03/2024

O mês de maio é repleto de datas importantes e que podem ser utilizadas na estratégia de endomarketing para integrar, reter, educar e valorizar os profissionais, principalmente, o Dia do Trabalho e o Dia das Mães

Outro movimento importante nesse período é o “Maio Amarelo”, que visa a conscientização para a redução de acidentes de trânsito. 

Na sequência apresento ideias criativas para serem aplicadas nas empresas: 

  • Maio amarelo: Promover palestras educativas relacionadas à direção segura; Desenvolver um quizz sobre atitudes incorretas e que podem provocar acidentes graves (Ex.: falar no celular enquanto dirige, consumir bebidas alcoólicas e depois dirigir; ausência de cinto de segurança e/ou de cadeirinhas para crianças pequenas); Distribuir porta lixo para carros com mensagens educativas relacionadas aos cuidados básicos no trânsito; Gravar vídeos de depoimentos de profissionais que perderam amigos e/ou familiares em acidentes de trânsito e/ou ainda, profissionais que sofreram acidentes; Decorar a empresa e elaborar uma campanha com painéis, bandeirolas, folders com informações relacionadas à importância desse tema; Desenvolver parcerias com oficinas mecânicas próximas da empresa para ofereçam algum benefício/desconto para os profissionais que quiserem realizar uma revisão geral do veículo.

 

  • Dia do trabalho (1 de maio): Essa data merece ser aproveitada, é um momento para valorizar e reconhecer o trabalho de cada pessoa da empresa. Que tal desenvolver um momento de valorização dos profissionais da equipe? Uma ideia é solicitar para as lideranças uma característica de cada profissional e desenvolver um certificado reconhecendo o profissional por aquela característica, por exemplo: “Certificamos que FULANO DE TAL é destaque em DETERMINAÇÃO, COMPROMETIMENTO...” Essa é uma ação simples, mas costuma ser muito eficaz no processo de reconhecimento das pessoas. Além disso, a empresa pode promover um café da manhã especial com uma palestra, presentear os profissionais com livros voltados para o desenvolvimento pessoal / carreira com “dedicatórias” específicas para cada profissional, criar um vídeo / painel com as histórias de alguns profissionais da empresa “O que eu mais gosto do meu trabalho?”;  

 

  • Dia das mães (12 de maio):  Ser mãe muda totalmente a vida de uma mulher, é como se de repente houvesse um motivo muito mais forte para fazer a diferença no mundo, construir e viver de um propósito. Logo, essa data pode ser trabalhada de forma bem estratégica, visando valorizar e empoderar as mães. Você pode distribuir presentes para todos os funcionários para que “presenteiem” alguém que representou uma verdadeira mãe para eles, essa estratégia é interessante, pois nem sempre os profissionais tiveram um contato e/ou convivência com a mãe e essa estratégia também faz com que a marca seja conhecida por outras pessoas. Outra forma, é desenvolver um cartão personalizado da mãe com os seus filhos; se a equipe de mães for pequena, é levar os filhos para prestarem uma homenagem surpresa para as mães; cabe ainda uma roda de conversas para explorar temas que permeiam a vida das mães “auto-cobrança, auto-exigência, medo de errar, importância de entender cada fase dos filhos, como lidar com a maternidade sola e/ou conduzir um processo de divórcio, como lidar com os diversos papéis que exercemos sem se sabotar”; presentear as mães da empresa com momentos exclusivos de auto-cuidado (massagem relaxante, manicure / pedicure, maquiagem, spa day etc); ou ainda, presentar as mães com sessões de mentoria / coaching para trabalhar esses aspectos da conciliação entre vida pessoal e profissional; promover uma sessão fotográfica especial com direito à maquiagem para registrar as “melhores mães do mundo”; construir uma lembrança em parceria com os filhos das profissionais; promover um momento de descontração (cinema, peça de teatro, stand up etc...). Presentear as mães com livros voltados para o empoderamento das mesmas (Ex.: Mulheres que correm com os lobos etc). 

 

  • Dia Internacional da Família (15 de maio): Solicitar imagens para os profissionais da equipe e criar um vídeo com a imagem das famílias; criar um concurso interno com fotos das famílias e presentear os profissionais que tiverem as fotos com maior pontuação (Ex.: Família com o pet mais fofo; Família mais divertida; Família relax etc). A intenção não é simplesmente valorizar os tipos de famílias existentes, mas sim fazer com que as pessoas possam se conhecer mais). 

 

  • Dia Nacional da Adoção (25 de maio): Criar uma campanha explicativa sobre o processo de adoção; Caso a empresa tenha profissionais que realizaram processo de adoção e queiram compartilhar suas experiências, é possível criar um momento de roda de conversas; Caso a empresa tenha profissional da fila de adoção de crianças, é possível entregar algum cartão informando que “estamos juntos, torcendo para que você realize o seu sonho”.  

 

Espero verdadeiramente que essas ideias possam inspirar as suas ações de endomarketing. Particularmente sou apaixonada por endomarketing, e vejo que muitas empresas ainda não conseguiram entender a verdadeira essência, não é simplesmente fazer qualquer ação e/ou trazer palestras gratuitas para preencher a data, é sobre agir de forma estratégica pensando em ações que tenham sentido para as pessoas e para a empresa, reforçar a cultura, os valores, e ajudar as pessoas a realizarem os seus sonhos. Esse é o verdadeiro endomarketing, aquele que faz sentido para as pessoas. 

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